Se procura uma maneira emocionante e educativa de desfrutar do seu tempo livre, visite os museus do Centro de Portugal.

Mergulhe em exposições interativas, explore os tesouros da antiguidade, admire obras de arte incríveis e aprenda mais sobre a história e a cultura da região.

Os museus, lugares de arte, história, ciência, cultura e muitos outros tópicos, proporcionam uma ampla variedade de benefícios à sociedade em geral. Oferecem múltiplas oportunidades de aprendizagem para pessoas de todas as idades e origens, e têm um papel importante na preservação e proteção do nosso património cultural e histórico. São igualmente fonte de inspiração e diversão para artistas, cientistas, estudiosos, famílias, alunos, e todos os que os visitam.

Com uma rica herança cultural, o Centro de Portugal oferece-lhe uma variedade de opções de museus para explorar. 

Se é um amante de história, arte ou simplesmente um curioso, os museus do Centro de Portugal são imperdíveis. Cada visita é uma fantástica oportunidade de aprender sobre a história, cultura e tradições da região, de admirar magníficas coleções de obras de arte, descobrir objetos antigos, documentos históricos, que revelam segredos do passado ou aprender sobre a ciência e tecnologia que moldam o nosso presente e futuro.
Estes lugares que guardam memórias de vidas antigas e episódios passados, conservam e expõem património material e imaterial único. Oferecem-lhe uma rota recheada de tradições e cultura, numa mistura de temas e locais irresistíveis para descobrir, e são uma maneira fantástica de se conectar com a comunidade local e com outros entusiastas da cultura.

Museu do vidro, da pedra, da música, do brincar, do brinquedo, da imagem, da seda, dos lanifícios, da cera, do ciclismo, do bordado, da renda, do queijo, do pão, do azeite, da água e tantos outros! Venha conhecê-los!

E porque os museus e espaços museológicos do Centro de Portugal reinventam a todo o momento a comunicação dos seus espólios e das suas memórias, sempre a pensar em si, viste-os já virtualmente!

#MUSEUS – VISITAS VIRTUAIS CENTRO DE PORTUGAL

Confira as nossas sugestões e percorra caminhos inesquecíveis da nossa história.

. MUSEUS E CENTROS DE INTERPRETAÇÃO DA BEIRA BAIXA
. MUSEUS E CENTROS DE INTERPRETAÇÃO DO MÉDIO TEJO
. MUSEUS E CENTROS DE INTERPRETAÇÃO DO OESTE
. MUSEUS E CENTROS DE INTERPRETAÇÃO DA REGIÃO DE COIMBRA
. MUSEUS E CENTROS DE INTERPRETAÇÃO DA REGIÃO DE LEIRIA
. MUSEUS E CENTROS DE INTERPRETAÇÃO DA RIA DE AVEIRO
. MUSEUS E CENTROS DE INTERPRETAÇÃO DA SERRA DA ESTRELA
. MUSEUS E CENTROS DE INTERPRETAÇÃO DE VISEU DÃO LAFÕES

Museus do Centro de Portugal - Leiria

Experiências vividas no Centro de Portugal: Partilhe-as connosco!

Depois de visitar estes espaços, teremos todo o gosto em ouvir as suas histórias, os momentos que o deixaram maravilhado e as memórias que levou para sempre consigo.
Que museus o transportaram para outra época? Que peça de coleção prendeu particularmente a sua atenção?
Ao partilhar as suas experiências, está a contribuir para um conhecimento mais abrangente e autêntico do Centro de Portugal.
As suas aventuras podem inspirar outros visitantes e ajudá-los a explorar os tesouros escondidos que você mesmo foi descobrindo.
Temos a certeza que o seu testemunho será autêntico e apaixonante, e nos transportará numa viagem envolvente pelo Centro de Portugal!

Partilhe connosco a sua experiência pessoal, enviando-nos um e-mail para comunicacao@turismodocentro.pt. Partilhe também as suas histórias nas redes sociais usando a hashtag #centrodeportugal.

Siga as nossas dicas e planeie já a sua visita!

1 | PLANEIE A SUA VISITA COM ANTECEDÊNCIA
“Os museus são a história viva, onde as memórias e as emoções do passado se encontram com a curiosidade e a imaginação do presente.” – Sophia de Mello Breyner Andresen
Pesquise os museus do Centro de Portugal e escolha os que gostaria de visitar. Verifique os horários de funcionamento, preços, e se estão a decorrer exposições temporárias ou outras atividades no período em que pretende conhecer estes espaços culturais. O horário de encerramento é muito importante. Não chegue em cima da hora!

2 | AGENDE UMA VISITA GUIADA
“Os museus são jardins onde as ideias florescem, onde as emoções se intensificam e onde a criatividade se manifesta.” –
Natália Correia
Muitos museus oferecem visitas guiadas. São uma ótima maneira de obter informações detalhadas sobre as exposições e a história por detrás delas. Informe-se e agende um visita acompanhada com a devida antecedência.

3 | ESTEJA ATENTO ÀS REGRAS DO MUSEU
“Os museus são a memória coletiva da humanidade, um espaço onde o conhecimento é preservado e partilhado com as gerações futuras.” –
Eugénio de Andrade
Muitos museus têm regras específicas que devem ser seguidas. Esteja atento às instruções de segurança, regras de fotografia e quaisquer outras orientações que possam ser importantes.

4 | USE AUDIOGUIAS
“Os museus são o reflexo da alma de um povo, onde a sua história, tradições e valores são preservados e celebrados.” – Fernando Pessoa
Os audioguias são uma excelente maneira de aprofundar os seus conhecimentos nos diversos espaços museológicos. Antes de começar a sua visita, verifique se o museu dispõe deste equipqmento. Geralmente, é possível adquirir um audioguia na bilheteria do museu. Em certos casos, poderá também descarregar a aplicação do museu no seu telemóvel e, através dele, aceder ao audioguia. Todas as informações que este sistema de visita guiada fornece são valiosas!

5 | DESCARREGUE A APLICAÇÃO DO MUSEU
“Os museus são como catedrais, lugares sagrados onde se venera a arte e a cultura.” – José Saramago
Alguns museus do Centro de Portugal dispõem de aplicações que oferecem informações preciosas, tais como, mapas e guias de áudio para ajudá-lo a aproveitar ao máximo a sua visita. Descarrega-as no seu telemóvel!

6 | RESERVE TEMPO SUFICIENTE PARA UMA VISITA CALMA E ATENTA
“Nos museus encontramos a beleza que nos leva à contemplação, e a contemplação que nos leva à beleza.” – António Ramos Rosa
Muitos dos nossos museus são espaços com áreas generosas e podem exigir várias horas para serem explorados adequadamente. Certifique-se que tem tempo suficiente para visitar tudo o que deseja ver. Não há necessidade de correr. Tome o seu tempo e garanta uma experiência bem agradável e instrutiva.

7 | VERIFIQUE OS MUSEUS ACESSÍVEIS A PESSOAS COM MOBILIDADE ESPECIAL OU NECESSIDADES ESPECIAIS
“Os museus são lugares de liberdade e de aprendizagem, onde podemos ampliar os nossos horizontes e descobrir novas formas de ver e interpretar o mundo.” – Agustina Bessa-Luís.
Cada vez são em maior número os museus acessíveis a pessoas com mobilidade especial ou necessidades especiais, no Centro de Portugal. Torne sua visita o mais confortável e agradável possível. Antes de visitar um museu, pesquise as opções de acessibilidade disponíveis, como rampas, elevadores, wc’s adaptados e cadeiras de rodas.
Verifique também se há visitas guiadas ou audioguias que ofereçam informações adicionais a visitantes com necessidades especiais.
Se tiver alguma dúvida ou precisar de assistência adicional, entre em contato direto com o museu para saber, face às especificidades das suas necessidades, quais as opções disponíveis para tornar sua visita ainda mais cómoda.
Planeie a sua visita com antecedência, levando em consideração o tempo necessário para percorrer o museu com facilidade e aproveitar ao máximo as exposições.
Não deixe que a sua mobilidade ou necessidades especiais o impeçam de aproveitar ao máximo a sua visita.

8 | CONHEÇA A HISTÓRIA DA REGIÃO
“Os museus não são apenas para guardar a memória do passado, mas também para inspirar o futuro. – António Lobo Antunes
A maior parte dos museus abertos ao público no Centro de Portugal apresentam exposições que se concentram na história e na cultura da região. Conhecer a história das 8 sub-regiões e 100 concelhos deste território, irá ajudá-lo a apreciar ainda mais o que está sendo exibido. Explore o nosso site!

Museu Nacional Machado de Castro

18 de MAIO – Dia Internacional dos Museus

O Dia Internacional dos Museus festeja-se desde 1977 e tem como objetivo alertar para a importância dos Museus enquanto espaços que “guardam, estudam e expõem o Património da Humanidade”.
Esta data lembra-nos da importância da Arte, Cultura e História para a sociedade e são inúmeros os museus com entrada gratuita, atividades diversas tais como oficinas e workshops criativos, que acontecem também em horários alargados.
Todos os anos, o Conselho Internacional de Museus (ICOM) e a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) lançam um tema novo.
Fique atento e visite os museus do Centro de Portugal!

Museus e monumentos gratuitos para portugueses e residentes

Após entrada em vigor da medida Voucher 52, no dia 1 de agosto de 2024, os cidadãos nacionais ou residentes em Portugal passam a usufruir de entrada gratuita em qualquer dia da semana, em 37 museus, monumentos e palácios sob a gestão da Museus e Monumentos de Portugal, EPE. Esta decisão alarga a gratuitidade anteriormente limitada aos domingos e feriados.

A nova política permite que cada pessoa visite múltiplos museus ou monumentos num dos 52 dias de acesso gratuito. Para usufruir deste benefício, os visitantes devem apresentar o Cartão de Cidadão e indicar o número de contribuinte na bilheteira do museu ou monumento, onde será feito o registo inicial. Em visitas subsequentes, basta apresentar novamente o Cartão de Cidadão para que o dia de visita seja descontado do total de 52 dias gratuitos.

Consulte os locais disponíveis para visita gratuita, 9 dos quais no Centro de Portugal:

  1. Convento de Cristo, Tomar
  2. Fortaleza de Sagres, Vila do Bispo
  3. Mosteiro de Alcobaça, Alcobaça
  4. Mosteiro de Santa Maria da Vitória, Batalha
  5. Mosteiro dos Jerónimos, Lisboa
  6. Museu de Alberto Sampaio e extensão no Palacete de Santiago, Guimarães
  7. Museu de Arte Popular, Lisboa
  8. Museu de Lamego, Lamego
  9. Museu José Malhoa, Caldas da Rainha
  10. Museu Nacional da Música, Mafra
  11. Museu Nacional da Resistência e da Liberdade, Peniche
  12. Museu Nacional de Arqueologia, Lisboa
  13. Museu Nacional de Arte Antiga, Lisboa
  14. Museu Nacional de Arte Contemporânea — Museu do Chiado, Lisboa
  15. Museu Nacional de Conímbriga, Condeixa-a-Nova
  16. Museu Nacional de Etnologia, Lisboa
  17. Museu Nacional de Machado de Castro, Coimbra
  18. Museu Nacional de Soares dos Reis e Casa-Museu Fernando de Castro, Porto
  19. Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
  20. Museu Nacional do Teatro e da Dança, Lisboa
  21. Museu Nacional do Traje, Lisboa
  22. Museu Nacional dos Coches e Picadeiro Real, Lisboa
  23. Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo e Igreja das Mercês, Évora
  24. Museu Nacional Grão Vasco, Viseu
  25. Museu Rainha D. Leonor e extensão na Igreja de Santo Amaro, Beja
  26. Paço dos Duques, Castelo de Guimarães e Igreja de São Miguel do Castelo, Guimarães
  27. Palácio Nacional da Ajuda, Lisboa
  28. Palácio Nacional de Mafra, Mafra
  29. Panteão Nacional, Lisboa
  30. Torre de Belém, Lisboa
  31. Museu D. Diogo de Sousa, Braga
  32. Museu dos Biscainhos, Braga
  33. Museu da Terra de Miranda, Miranda do Douro
  34. Museu do Abade de Baçal, Bragança
  35. Museu Dr. Joaquim Manso, Nazaré
  36. Museu da Cerâmica, Caldas da Rainha
  37. Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves, Lisboa

Rume ao Centro de Portugal e crie memórias para a vida. Visite os museus da região!



Informação em constante atualização.

Tem alguma sugestão para melhorar este conteúdo?
Partilha-a(s) connosco: comunicacao@turismodocentro.pt