11 ABRIL 2019
Páscoa: um tempo de Fé, alegria e renovação no Centro de Portugal

Páscoa 2019

As cores e fragrâncias da primavera anunciam a Páscoa, tempo de Fé, alegria e renovação.

Centro de Portugal. Um país dentro do País.

A primavera encaminha-nos docemente pelo encanto de vales e serras que realçam o odor perfumado da terra coberta de campos floridos e avivam o aroma fresco que emana da natureza, remetendo-nos para a história, cultura e Fé, ao anunciar a Páscoa, quadra intensamente vivida no Centro de Portugal.

Verdadeiro hino à esperança, à renovação e à partilha, as celebrações pascais convidam-nos a desfrutar de uma merecida pausa com familiares, entre amigos ou simplesmente a dois.

Ao longo de todo o ano, mas especialmente nesta quadra, as unidades hoteleiras disponibilizam interessantes programas cuidadosamente elaborados a pensar em si e prometem momentos únicos para que continue de corpo e mente revigorados, a sua caminhada.

E se todos os dias os restaurantes do Centro de Portugal se esmeram na preparação de ementas especiais, deliciosas iguarias pascais, do cabrito e borrego ao folar, da bola de carne aos fios de ovos, sem esquecer as amêndoas, os ovos de chocolate e tantas outras opções, darão certamente à festividade o brilho que ela tanto merece.

É tempo de viver tradições ancestrais que variam de terra em terra, todas elas grandes manifestações artísticas de Fé que encenam, entre outros momentos, a Ceia do Senhor, o rito do Lava-pés, a Paixão e Morte de Jesus Cristo, a Procissão do Senhor Ressuscitado, com destaque para a Via-Sacra ao vivo, emotiva cerimónia de orações e cânticos religiosos que recria as 14 estações, tal como indica o relato bíblico.

E por entre calçadas antigas, percorrem-se as distâncias que tranquilamente nos transportam até surpreendentes lugares, onde são criados ambientes solenes repletos de flores e verduras que ornamentam como se tapetes fossem, de cores vivas, o chão das ruas engalanadas. Também as igrejas e capelas são profusamente enfeitadas e cá fora, nas janelas e varandas, são suspensas flores em colchas que antecipam a festa e a alegria pelo triunfo de Cristo Ressuscitado. E quando procissões noturnas houver, a atmosfera transforma-se, mística, à luz das velas, candeias e archotes suavemente iluminados.

Nesta quadra pascal, as celebrações e atividades abundam, replicam-se e multiplicam-se.

Feliz Páscoa no Centro de Portugal!

Páscoa 2019 | Principais Celebrações

 

. Mistérios da Páscoa em IDANHA-A-NOVA | Todo o mês

Conheça a agenda de atividades do concelho de Idanha-a-Nova. São várias as localidades que acolhem seculares e solenes celebrações religiosas. A não perder!

https://naturtejo.com/plugins/kcfinder/upload/files/AGENDA%20P%C3%81SCOA%202019.pdf

 

 

. Cultura e Fé na Semana Santa da GUARDA | Até 20 de ABRIL

Música, teatro religioso, encenações, culto. Na Guarda e seu concelho, são muitas e irrecusáveis as propostas para a celebração da Semana Santa.

www.mun-guarda.pt/Noticias/896-cultura-e-fe-na-semana-santa-d.aspx

 

. Páscoa em VISEU | Até 21 de ABRIL

São várias as localidades do concelho de Viseu que iniciam as suas celebrações de Páscoa: a “Via Sacra”, a “Amentação das Almas” e os “Cânticos dos Martírios”.

Na cidade, há atividades para todos. Já espreitou o programa?

https://bit.ly/2KdlKZu

 

. Passos e Semana Santa em PEDRÓGÃO GRANDE | Até 21 de ABRIL
Pedrógão preparou um vasto programa para celebrar as festividades religiosas, Passos e Semana Santa. Viva esta importante época do ano em Pedrogão Grande e assista a solenidades que terão tido início em fins do século XVI, princípios do século XVII.
www.cm-pedrogaogrande.pt

 

. Exposição “Tradições da Quaresma” em PENAMACOR | Até 24 de ABRIL
Passe pela Biblioteca Municipal de Penamacor e visite esta mostra que inclui fotografias e quadros representativos das manifestações pascais no concelho: as ladainhas, os martírios do senhor, a encomendação das almas e a Paixão de Cristo.
http://cm.gnosysit.pt/cmp
www.cm-penamacor.pt

 

 

. Semana Santa em SANTAR | 06, 07, 18 e 19 de ABRIL
Santar, uma das mais antigas freguesias do concelho de Nelas, acolhe as celebrações da Semana Santa, evento que reúne elementos da liturgia e da religiosidade, bem como antigas tradições populares.
www.cm-nelas.pt/eventos/semana-santa-2019

 

. Semana Santa em AVEIRO | 13 a 21 de ABRIL
A Semana Santa em Aveiro assinala-se com um programa recheado de iniciativas a acontecer em diversos locais da cidade. Não perca!
www.cm-aveiro.pt

 

 

 

. Semana Santa de ÓBIDOS | 14 a 21 de ABRIL

Todos os anos, as cerimónias religiosas e culturais atraem milhares de pessoas nesta época do ano à vila de Óbidos. São umas das mais antigas do País, tendo a Procissão dos Passos mais de 400 anos de existência.
https://www.semanasantaobidos.pt

 

 

. Celebrações Pascais em MAÇÃO | 14 a 21 de ABRIL

A Procissão da Condenação do Senhor, a Procissão do Enterro do Senhor, o Sermão da Soledade, a Procissão da Ressurreição e o Terço da Farinheira têm uma beleza única que reafirma o apelo à Fé e ao Encontro.

www.cm-macao.pt

 

. Semana Santa em PORTO de MÓS | 14 a 21 de ABRIL

Com um programa de atividades culturais e religiosas renovado, a Semana Santa de Porto de Mós fica marcada pelas recriações históricas, que contam com a participação ativa da população, orientados pelo grupo de teatro Leirena. Uma tradição que remonta ao tempo dos Agostinhos Pés Descalços.

www.municipio-portodemos.pt

 

. Via Sacra ao Vivo em OURÉM | 16 a 19 de ABRIL
Vale a pena assistir à recriação histórica da Paixão de Cristo que envolve cerca de 100 atores e figurantes locais e pelas 15h00 da Sexta-feira Santa, percorre as ruas da Vila Medieval de Ourém.
www.ourem.pt/20o-aniversario-da-via-sacra-ao-vivo

 


 

. Semana Santa no SARDOAL | 18 a 21 de ABRIL
Fique a par de todo o programa da Semana Santa no Sardoal, cujo destaque vai para a Procissão do Senhor da Misericórdia ou dos Fogaréus, para as Capelas e Igrejas abertas aos visitantes e todas enfeitadas com tapetes de flores.
http://turismo.cm-sardoal.pt/index.php/pt/patrimonio-religioso/semana-santa
www.cm-sardoal.pt

 

. Via-Sacra ao Vivo em PINHEL | 19 de ABRIL
A cidade de Pinhel volta a ser palco de uma grande manifestação artística de Fé através da encenação da Paixão e Morte de Jesus. A não perder, na Sexta-feira Santa, pelas 21h00.
https://cm-pinhel.pt/agenda-cultural/via-sacra
www.cm-pinhel.pt

 

. “Mercado da Páscoa” em ALMEIDA | 19 de ABRIL
O centro histórico de Almeida acolhe este evento onde os melhores produtos regionais servem de complemento a esta quadra festiva.

www.cm-almeida.pt/evento/almeida-promove-mercado-da-pascoa

. Espetáculo Musical “Via Crucis” no BUSSACO | 19 de ABRIL

CANCELADO devido à elevada probabilidade de chuva de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

A Fundação Mata do Bussaco irá oportunamente anunciar uma nova data para a realização do espetáculo de teatro musical.

www.bairradainformacao.pt/2019/04/05/espetaculo-musical-via-crucis-no-bussaco-em-noite-de-sexta-feira-santa

 

. Páscoa em ARGANIL | 19 e 20 de ABRIL
Degustação e venda de produtos regionais, música, animação de rua e animação infantil animam a Vila de Arganil em tempo de Páscoa.

www.cm-arganil.pt

 

. Páscoa na Nazaré | 19, 20 e 21 de ABRIL 
A Nazaré celebra a Páscoa com muitas tradições: a recriação do mercado, jogos tradicionais, folclore e desfile etnográfico.
www.facebook.com/cmnazare

.

 

Festa de Nossa Senhora da Boa Viagem em CONSTÂNCIA | 20 a 22 de ABRIL
As Festas do concelho de Constância apresentam uma rica variedade de atividades culturais, turísticas e económicas, das quais se destacam a missa, a procissão em honra de Nossa Senhora da Boa Viagem e as Bênçãos dos Barcos nos rios Tejo e Zêzere e das viaturas na Praça Alexandre Herculano.

www.cm-constancia.pt/index.php/visitar/festas-e-romarias/festa-de-nossa-senhora-da-boa-viagem

Se achou este artigo interessante, partilhe-o.
Outras Notícias
7 NOVEMBRO 2017
Alteração ao Programa Valorizar
Foi publicado hoje o Despacho Normativo n.º 19/2017 que determina a Alteração ao Programa Valorizar....
31 JANEIRO 2018
Turismo aproxima Centro de Portugal das regiões espanholas
O Centro de Portugal e cinco regiões espanholas vão ser promovidos em 2018 como um destino comum em mercados e feiras de turismo internacionais...
31 JANEIRO 2018
Turismo no Centro de Portugal cresceu 20% em novembro
A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento muito acima da média nacional em novembro de 2017...