A Aldeia de Montanha de Alcongosta é a típica aldeia serrana situa-se em pleno coração da Serra da Gardunha, rodeada por uma imensidão de pomares de Cerejeiras, numa paisagem de perder de vista.

Pensa-se que este território já estaria ocupado pelo Homem em épocas anteriores à formação de Portugal. Prova disso é o próprio topónimo que deriva da palavra latina “congosta” que significa caminho estreito. Por aqui passava a via romana da qual ainda existem vestígios.

Conhecida pelos preciosos rubis – a Cereja e a cerejeira assumem-se como elementos identitários da aldeia e a ligação entre a Cereja e a comunidade é celebrada na Festa da Cereja, no segundo fim-de-semana de junho. Também no período da floração entre março e abril que o manto branco que cobre a Serra da Gardunha cria paisagens de cortar a respiração. Por isso quer seja nas cerejeiras em flor ou na cereja em fruto, ambas oferecem ao visitante um conjunto de programas turísticos que lhe permitem usufruir de experiências únicas.

Aqui o visitante poderá ainda para conhecer a arte ancestral de elaboração de cestas de Castanheiro, nas ancestrais oficinas dos cesteiros e nos refougadores que se situam ao longo da aldeia.

Os miradouros do Posto de Vigia, do Arrebentão e o do Covão são locais de visita obrigatória que permitem observar horizontes visuais mais amplos. De realçar o miradouro da Casa do Guarda que possibilitam observar a Cova da Beira que se estende para o limite sul da Serra da Estrela cujos cumes se encontram cobertos de neve até à entrada da primavera.