Situado na encosta sul da Serra da Gardunha, acerca de 550 metros de altitude, a Vila de Alpedrinha, terá tido origem nos períodos pré e proto-históricos. De grande beleza, enquadrada num cenário natural, onde se erguem, solares e pequenas casas rústicas, que formam um núcleo patrimonial notável, que transmite a quem a visita, uma imagem monumental e aristocrática.

Teve estatuto de concelho entre 1675 e 1885, tendo sido elevado a Vila pelo regente D. Pedro. Foi durante este período que se verificou maior desenvolvimento da localidade.

Pertencente à rede das Aldeias de Montanha, realiza-se no terceiro fim-de-semana de setembro os Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância, único no país, os habitantes abrem as portas das suas casas e convidam o visitante para três dias de festa. Quem visita este evento terá a oportunidade de conversar com os pastores, participar em oficinas de queijo, de tricot, de ver demonstrações de raças autóctones de ovelhas e cabras. No domingo, o ponto alto desta celebração, os visitantes poderão acompanhar um rebanho entre a cidade do Fundão e a Vila de Alpedrinha, ao som dos Chocalhos, pela paisagem deslumbrante da Serra da Gardunha.