Localizada a mais de 700m de altitude, a Aldeia de Lapa dos Dinheiros pertence ao concelho de Seia. No alto de um cabeço, por onde passam o rio Alva e a ribeira da Caniças, apresenta-nos uma vista soberba a plataforma do Mondego.
Aldeia de Montanha por excelência, em plena Serra da Estrela, resplandecente de inverno e encantadora de verão, fascina-nos pelo contraste da sua praia fluvial e cascatas, onde emerge um extenso bosque de castanheiro.
Localizada a cerca de 1,5 Km da freguesia da Lapa dos Dinheiros, na ribeira da Caniça, um afluente da margem direita do rio Alva, a Praia fluvial da Lapa dos Dinheiros enquadra-se numa paisagem de montanha, dominada pelo souto da Lapa e imponentes afloramentos graníticos.
Com um espelho de água límpida, muito apetecível a banhos, a praia ostenta o galardão de praia acessível e tem vigilância e um bar ao dispor do visitante.
O relevo acidentado do vale faz com que a ribeira forme, nas imediações, uma sucessão de pequenas cascatas. Também o souto da Lapa, para além do conjunto valioso de castanheiros centenários, alberga uma biodiversidade elevada.
Partindo da ponte, um caminho pedonal dá acesso ao buraco da Moura e a um miradouro sobre as quedas de água da Caniça. O buraco da Moura constitui um sistema cavernícola natural originado pelo deslizamento e acumulação de grandes blocos graníticos, que formaram um complexo sistema de salas e galerias.
Como chegar?
Uma vez em Seia, seguir a EN231 até S. Romão. A partir desta vila, subir a localidade cerca de 5 Kms, direção Loriga/Lapa, até encontrar a placa identificativa de Lapa dos Dinheiros, à esquerda. Já dentro da localidade, basta seguir a sinalização da praia.
Coordenadas: 40º 23′ 07.0″ N / 7º 41′ 50.1″ W
Infraestruturas e equipamentos
Balneários, wc, posto de primeiros socorros e bar.
Cadeira anfíbia.
Praia vigiada, de 1 de julho a 31 de agosto, das 10h30 às 18h30