Nesta catedral, uma das mais interessantes de Portugal, estão mais de oito séculos de História. A sua originalidade resulta em boa medida das transformações de que foi objeto desde o século XIII, conjugando das paredes-muralhas erguidas sobre grandes penedos de granito com o elegante claustro renascentista, a magnífica abóbada e a exuberante talha dourada. A fachada atual, da autoria do arquitecto salamantino Juan Moreno, é de meados do século XVII e substituiu a anterior, destruída por um forte temporal em 1635 que apenas manteve intacta a Torre do Relógio.

Nos nichos da fachada encontram-se as imagens de São Marcos e São Lucas ladeando a entrada principal, São Mateus e São João no nível seguinte, ao centro São Teotónio e no nível superior Nossa Senhora da Assunção, padroeira da Catedral. João e S. Mateus, S. Teotónio e, no alto, Santa Maria da Assunção, padroeira da catedral. A estrutura da igreja, de origem românico-gótica, remonta aos séculos XIII e XIV, os pilares são góticos e a abóbada manuelina – a chamada abóbada dos nós que cobre as três naves (a sua construção iniciou-se no princípio do séc. XVI). O elegante claustro situado à entrada, lateral à igreja é uma das obras mais notáveis e precoces da Renascença em Portugal e foi encomendado por D. Miguel da Silva, bispo de Viseu entre 1526 e 1547, ao arquitecto italiano Francesco da Cremona que o acompanhou no seu regressso de Roma e estreve vários em Portugal ao seu serviço.
São igualmente notáveis os antigos portais existentes em torno do claustro, as abóbadas da igreja, o trabalho em talha e as imagens existentes nos retábulos. No coro alto é imperdível o que resta do magnífico cadeiral gótico da segunda metade doséculo XVI, obra da iniciativa de D. Miguel da Silva em que destaca a singularidade e variedade das figuras trabalhadas na madeira.
No século XVIII foram construídos o claustro superior e a Varanda ou Passeio dos Cónegos que está assente em parte da muralha da antiga alcáçova.

Horário

Segunda a sábado 09h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00
Domingo 09h30 – 12h00 | 14h00 – 19h00 Entrada gratuita