O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota – CIBA – é um projeto da Fundação da Batalha de Aljubarrota para salvaguardar e valorizar o património referente ao Campo Militar de São Jorge. Trata-se de um espaço museológico que pretende, também, estudar o local onde ocorreu a Batalha de Aljubarrota a 14 de agosto de 1385.

Situado na povoação de São Jorge, no concelho de Porto de Mós, apresenta uma área expositiva, em quatro núcleos, que combina um conceito inovador de entretenimento os quais ajudam o visitante a perceber o que foi a Batalha de Aljubarrota.

Os dois primeiros núcleos expositivos são dedicados à Batalha de Aljubarrota, à época em que se inseriu e às descobertas arqueológicas no campo de batalha. Aqui existe também um auditório para projeção de um espetáculo multimédia “A Batalha Real” que reconstitui o momento da Batalha e os eventos que a originaram.

Num terceiro núcleo é dedicado a muitas leituras e olhares sobre Aljubarrota, através dos diferentes tratamentos a nível científico e literário de que foi objeto. O último núcleo é apresentado no espaço exterior do Centro, assinalando locais de grande importância no decorrer da batalha, o chamado Campo de São Jorge, no Centro de Portugal.

Este espaço contempla também uma exposição que recorre a suportes informáticos interativos e informativos – crónicas e ossos – permitindo ao visitante o manuseio de réplicas de armas. O espaço integra ainda painéis informativos com iconografia e referências essenciais relativas aos acontecimentos e às consequências da Batalha de Aljubarrota. Este é seguramente o local ideal para conhecer, ainda melhor, a História de Portugal.

 

Saiba mais …