O Espaço Bairrada está localizado no Edifício da antiga Estação de Caminhos de Ferro da Curia, e foi projetado por Cottinelli Telmo e inaugurado em 1944. Este edifício guarda quatro painéis de azulejos elaborados por Jorge Barradas, em 1945.

O edifício foi cedido à Rota da Bairrada pelo Município de Anadia tendo em vista o reaproveitamento deste monumento e, de certa forma, criar um espaço de promoção da Região da Bairrada, e foi inaugurado em 2010. Atualmente, poderá visitar este espaço, apreciar a arquitetura do espaço e ainda conhecer os produtos regionais que aqui estão à sua disposição.

Mantendo todo o traço histórico e arquitetónico do monumento, o antigo edifício de passageiros é constituído por um rés-do-chão, onde estão incluídos os compartimentos necessários ao serviço da estação (alas para despacho e arrecadações de bagagens, secção de turismo, tabacaria e telefones, gabinetes para o chefe da estação, telégrafo, instalações sanitárias e bilheteiras com grades de ferro forjado para a defesa dos postigos). Comportava ainda salas de espera e um elegante vestíbulo com pavimentos de mármore.

Os painéis em azulejo da estação da Curia, ainda hoje visíveis, são da autoria de Jorge Barradas e representam cenas campestres e mostram a intenção do reacender de uma mítica ruralista. São painéis de azulejo recortado, que têm a figura humana como centro da composição.