O Convento de Santo António pertenceu à ordem Franciscana e foi fundado em 1598.

A Igreja do Convento de Santo António da Lourinhã ou Convento Santo António da Lourinhã, foi fundado em 1598 pela Ordem Franciscana. O convento, inicialmente, era constituído por uma pequena igreja e por uma pequena quantidade de casas de recolhimento. Em 17 de Novembro de 1601, iniciaram-se obras de ampliação e de restauro que se prolongaram por vários anos, devido à grandeza e volume do edifício e às dificuldades monetárias dos frades. Exteriormente é caracterizada pela sobriedade e simplicidade do edifício marcado pela Torre Sineira, que se ergue na parede à esquerda da fachada.
No seu interior destaque para o frontal do altar e as paredes laterais cobertas de azulejos com cenas da vida de Santo António: no lado direito a Pregação aos Peixes e no lado esquerdo o Milagre da Mula , contempla ainda uns claustros de tipo Toscano.
Em 1601 iniciaram-se obras de ampliação e de restauro que se prolongaram por vários anos. O claustro é de forma retangular, de dois pisos, sendo o superior sustentado em toda a volta por colunas estilo toscano. A igreja do Convento de Santo António, exteriormente é caracterizada pela sobriedade e simplicidade do edifício. À esquerda da fachada, ergue-se a Torre Sineira.
Elementos de Interesse:
– Pia Batismal do século XVII e Vitral
– Capela, dedicada a Santo António, com retábulo de mármore florentino, frontal e paredes revestidas a azulejo datado de 1714, representando o Milagre da Mula e a Pregação aos Peixes
– Altares colaterais em talha dourada e gosto neoclássico e as capelas laterais decoradas a azulejo
– Pórtico na fachada com frontão triangular ostentando a Cruz de Cristo
– Conjunto de pintura quinhentista a óleo sobre tábuas, de elevado valor artístico e cultural, bem como alguns exemplares da pintura renascentista e barroca nacional.
Horário de visitas:
A Igreja e o Convento de Santo António estão abertos ao público e podem ser visitados durante o todo o ano, no horário 10H00/18H00.

Horário
Todo o ano das 10H00 às18H00.