O Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém/Torres Novas localiza-se na povoação do Bairro, no extremo oriental da Serra de Aire, uma das unidades geomorfológicas que compõem o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros (PNSAC).
Contém um importante registo fóssil do período Jurássico, o qual inclui as pegadas de alguns dos maiores seres que alguma vez povoaram o planeta Terra: os dinossáurios saurópodes.
Na laje calcária, onde as pegadas de dinossáurios se conservaram ao longo de 175 milhões de anos, podem ser observados cerca de 20 trilhos ou pistas, entre as quais a mais longa pista, com 147 m de comprimento, de dinossáurios saurópodes até hoje conhecida no mundo.
A abertura ao público do Monumento Natural efetuou-se em 1997, tendo sido criado um circuito pedagógico, onde os visitantes podem aprender mais sobre a história da Terra, através da visualização de painéis informativos e de leitores de paisagem.
Atualmente, existem várias modalidades de visita ao Monumento Natural, pelo que é necessário um contacto prévio.

Horário 10h00 – 12h30 | 14h00 – 18h00
Sábados, Domingos e Feriados, de 1 de Março a 22 de Setembro: aberto até às 20h00
Encerra à Segunda-feira (excepto em Agosto e se for feriado); Encerra dia 01 de Janeiro e 25 de Dezembro.
Sessões audiovisuais em português (17 mn)
Visitas guiadas em português com marcação prévia ou sábados, domingos e feriados de hora a hora com um mínimo de 10 adultos.