O Monumento Natural do Cabo Mondego pertence à Rede Nacional de Áreas Protegidas. Os afloramentos jurássicos do cabo Mondego constituem um conjunto de excecional importância, nacional e internacionalmente reconhecida. Para além dos elevados valores presentes nos domínios da paleontologia de amonites, da paleoecologia de ambientes de transição, da sedimentologia e da paleoicnologia dos dinossáurios, este conjunto sobressai, em particular, no domínio da estratigrafia.

Recentemente foi realizado por Ângelo Barreto um projecto fotográfico chamado, “Cabo Mondego as ligações entre um monumento Natural e a pegada humana”.

O projeto fotográfico consiste na tentativa de captar todas as características naturais deste espaço, e todo o seu potencial a vários níveis. É considerado Monumento Natural, de importância nacional e internacional, pelo facto, de ter afloramentos jurássicos na sua área.
Dotado de uma beleza natural única, o “Cabo Mondego” estabelece ligações singulares a nível paisagístico com os elementos que ali convergem (montanhas, mar, falésias).
Com tudo, esta zona sofreu um elevado desgaste de várias indústrias (carvão, cal hidráulica) que exploraram o local durante dois séculos.

Sendo a cidade natal do autor, onde cresceu e reside actualmente, sentiu-se na obrigação de realizar este projecto, de forma a partilhar o local e trazer alguma consciencialização sobre este sítio de alta importância histórica, pedagógica e cultural.

Aceda aqui a mais informações.