O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, também conhecido como Real Abadia de Santa Maria de Alcobaça ou mais simplesmente como Mosteiro de Alcobaça, é a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português

O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça é uma das primeiras fundações monásticas cistercienses edificadas em território português (séc. XII). As dependências medievais, que ainda se encontram conservadas, fazem do Mosteiro de Alcobaça um conjunto único no mundo, a que acrescem as edificações posteriores, dos séculos XVI a XVIII, como importante testemunho da evolução da arquitetura religiosa portuguesa. Aqui se cruzam os estilos manuelino e barroco que realçam a epigrafia medieval onde sobressai o retábulo representando a morte de S. Bernardo. A igreja, com 100 metros de comprimento, representa o maior espaço religioso gótico existente no país e a sua planta, em forma de cruz latina, contempla um Deambulatório que integra nove capelas radiantes.
O transepto deste templo acolhe atualmente os Túmulos de D. Pedro e D. Inês. Destaque para as capelas do Relicário e do Desterro e para as dependências medievais; Sala do Capítulo, Refeitório, Sala dos Monges, Dormitório, Cozinha e Claustros (o Claustro do Silêncio é o maior claustro medieval português).
O Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça está inscrito na lista do Património Mundial da UNESCO.

Elementos de interesse:
– Igreja
– Santuário da sacristia
– Recinto visitável do mosteiro (claustro de D. Dinis e compartimentos justapostos, entre os quais o refeitório e a cozinha)
– Túmulos de D. Pedro I e D.ª Inês de Castro
Horário de visitas:
– Todos os dias, das 9.00 h às 17.00 h.
– Aberto à hora do almoço
– Visita à igreja gratuita
– Para visita ao mosteiro, a bilheteira encerra às 16.00 h.

Horários: Outubro a Março das 09h00 às 17h00 (última entrada 16h30)

Abril a Setembro das 09h00 às 19h00 (última entrada 18h30)

A Bilheteira encerra 30 minutos antes do fecho do monumento

Encerramento
1 de Janeiro
Domingo de Páscoa
1 de Maio
25 de Dezembro

Visitas Temáticas
Mediante marcação prévia