O Museu da Boneca é um equipamento tutelado pela Câmara Municipal Alcanena que expõe e divulga uma coleção visitável de bonecas, propriedade de Rosa Maria Vieira, que, ao longo dos anos, reuniu já cerca de 7000 exemplares de bonecos e bonecas das mais variadas formas, tamanhos e materiais.
A exposição permanente reúne vários modelos de bonecas trabalhadas em cerâmica. A fragilidade dos materiais de fabrico e o requinte do vestuário fizeram destes exemplares peças de caráter iminentemente decorativo. Nesta sala podem observar-se miniaturas, bonecas à escala para casas de brincar e vitrinas, assim como peças de maiores dimensões adequadas à decoração de espaços mais amplos. As feições de bebé e de menina, uma constante na exposição, permitem-nos perspetivar um pouco do que tem sido o gosto dos adultos por este tipo de brinquedo em particular.
Num ambiente informal e descontraído propõe-se, no âmbito das exposições temporárias, uma visita a bonecas modernas em tecido, esferovite, madeira, borracha e plástico, que foram, e são, objeto de brincadeira dos mais jovens. Podem, desde modo, conhecer-se objetos que têm, ao longo de gerações, contribuído para a criatividade das crianças – como as marionetas e os fantoches – e para o seu desenvolvimento afetivo: imitações de bebés, bonecas articuladas e interativas, bonecas manequim para vestir e enquadrar em cenários privados e públicos (edifícios e espaços), personagens, figuras de ação e heróis usados para simular histórias de ficção ou miniaturas em plástico que vivem em constante aventura.
Para além da área expositiva, o Museu da Boneca compreende também um espaço onde, através de materiais didáticos alusivos à coleção, incentivar-se-á a interpretação e assimilação de algumas noções de património material e imaterial.
No Hospital de Bonecas, espaço interativo, poder-se-á assistir ao arranjo de brinquedos, efetuado pela proprietária da coleção, com o intuito de comunicar aos visitantes a importância de cuidar do património.

Horário:
Terça a sexta-feira: 10h00 – 13h00 | 14h00 – 18h00
Sábados, domingos e feriados: 14h00 – 18h00
Encerra à Segunda-feira, 01 Janeiro, 6ª-feira Santa, Domingo de Páscoa, 01 maio e 25 dezembro.