No concelho que forneceu a pedra para os magníficos lavores esculturais de igrejas, conventos e palácios da região e do país, o Museu da Pedra é uma elemento fundamental na transmissão das memórias de todo um saber fazer na arte de trabalhar a pedra.

O seu principal acervo aborda a temática da pedra sob as mais variadas perspetivas, e é constituído por artefactos arqueológicos recolhidos nas estações pré-históricas e romanas do concelho. O Museu está instalado num edifício recuperado do século XVIII, e para a definição das metodologias e das estratégias de concretização deste projeto foram convidados especialistas de várias áreas (conservadores de museus, arqueólogos, historiadores de arte, geólogos, paleontólogos, arquitetos, engenheiros, designers, escultores) que contribuíram para a seleção, recolha, estudo, inventário, valorização e preservação das coleções.
É constituído por artefactos arqueológicos recolhidos nas estações pré-históricas e romanas do concelho, achados paleontológicos oriundos das pedreiras locais, ornamentos realizados com “pedra de Ançã”, estatuária religiosa proveniente de igrejas e capelas da cidade e seu termo, e as ferramentas utilizadas na sua elaboração. O núcleo de exposições temporárias impõe-se com igual importância, proporcionando aos visitantes o contacto com a produção escultórica contemporânea.
Visitas guiadas, gerais e temáticas, a grupos escolares e a outros públicos.
Atividades Lúdico-Pedagógicas que decorrem na sala do “Museu Vivo” e na “Sala Lúdico-Pedagógica” do Museu

Horário
Terça a sexta-feira: 10h00 | 13h00 – 14h00 | 18h00
Fim de semana verão: 14h00 | 19h00
Fim de semana inverno: 14h00 I 18h00
Encerra: segundas e feriados