Situado na transição entre a Beira Baixa e o Alentejo, este Parque Natural abrange o troço fronteiriço do Rio Tejo e seus afluentes, nomeadamente o Erges, a leste, e o Pônsul, a oeste, totalizando uma área superior a 23 hectares. Considerado um dos mais relevantes da Europa, o Parque Natural do Tejo Internacional tem um património natural riquíssimo devido à sua biodiversidade e que permanece ainda em estado puro.
No seu ecossistema foram já inventariadas 154 espécies de aves, o que o torna um local de interesse significativo para os amantes de avifauna; 44 espécies de mamíferos; 15 espécies de anfíbios, das 17 existentes em Portugal; 20 espécies de répteis, das 27 presentes no território nacional; 12 espécies de peixes e 153 espécies de insectos. Muitas destas são espécies raras, algumas encontram-se mesmo em vias de extinção e, por isso, esta é uma área protegida.
No Parque Natural do Tejo Internacional coexistem harmoniosamente centenas de espécies animais e vegetais com núcleos humanos tradicionais. Aqui e além, há lugarejos rústicos e quase despovoadas, mas há também aldeias renovadas, com casario cuidado. Tudo à espera de ser desvendado por si.

Localização e Acessos
A23 até Castelo Branco – faz ligação com a A1 (Lisboa – Castelo Branco – Porto)
EN – 18-8 –Castelo Branco – Malpica do Tejo.
Estrada Regional – Malpica do Tejo, Monforte da Beira, Cegonhas, Soalheiras, Rosmaninhal, Segura EN – 240 – Castelo Branco -Salvaterra do Extremo