A Reserva Natural da Serra da Malcata situa-se na região Centro do País, entre os concelhos do Sabugal e de Penamacor. A Reserva está situada bem próxima da fronteira com Espanha, e teve como objectivo primário a protecção e conservação do lince ibérico, uma espécie em vias de extinção, que aqui encontra um abrigo natural, e é também o símbolo da Reserva.

Muitas outras espécies de Fauna aqui coabitam, como o gato-bravo, a raposa, o javali, a fuinha, ou o afamado lobo-ibérico, ou outras espécies como a cegonha-preta, também em vias de extinção, a cobra-rateira, o cágado ou o lagarto-de-água, entre tantas outras. Em termos de Flora, esta é uma zona de matagal mediterrânico, encontrando-se azinheiros, estevas, carvalhos, freixos e salgueiros, aveleiras, cerejeiras-bravas, castanheiros e sobreiros, e mais recentemente pinheiros e eucaliptos.


A paisagem é lindíssima, propícia a caminhadas e passeios, estando provida a Reserva de itinerários próprios, existindo igualmente oportunidade para actividades como BTT ou canoagem.

Distrito: Castelo Branco
Concelhos: Penamacor, Sabugal
Localização e Acessos: A23 até Castelo Branco – faz ligação com a A1 (Lisboa – Castelo Branco – Porto), seguir na N 242 até Penamacor