O Santuário de Nossa Senhora do Desterro é composto por um conjunto de 10 capelas, sucessivamente erguidas ao longo de mais de 200 anos (entre 1650 e 1892) nas margens do rio Alva, na Senhora do Desterro, em São Romão.
De carácter religioso, o conjunto das capelas, na sua generalidade, é evocativo dos ciclos da Infância e Paixão de Cristo, em diversos pontos coincidentes com a Vida e Paixão da Virgem e os Mistérios do Rosário, representados em imaginária ou pintura no interior das capelas, caracterizadas pela grande depuração arquitetónica, complementada por algumas fachadas de linguagem barroca.
A fundadora deste conjunto de interesse público é a Capela de Nossa Senhora do Desterro (ampliada no início do século XIX). As outras capelas são dedicadas a Nossa Senhora da Anunciação, Nossa Senhora da Apresentação, Senhora dos Prazeres (capela dos Doutores), Senhora da Piedade, Senhora do Encontro, Senhora das Dores, capela do Horto, capela do Calvário e Senhora da Boa Viagem.
O Santuário de Nossa Senhora do Desterro encontra-se classificado como conjunto de Interesse Público, pela Portaria nº298/2014 de 7 de maio de 2014.

Festa e Romaria da Nossa Senhora do Desterro – 15 de agosto.