A surpreendente Paisagem Protegida Regional da Serra da Gardunha

A Serra da Gardunha, apesar da sua pequena área geográfica, apresenta uma diversidade biológica elevada, reunindo elementos característicos do norte, centro e sul do país que conferem particularidades únicas a este maciço montanhoso da beira Interior.

Diversidade vegetal e animal, bem – vindo a este espaço natural

Para além de classificada como paisagem protegida Regional e integrar a Rede Natura 2000, a Serra da Gardunha é guardiã de fauna e flora únicos, como é o caso da Asphodelus bento – raine, endemismo lusitano, exclusivo deste sistema montanhoso e da caldoneira, um endemismo ibérico.

Passear a pé na Serra da Gardunha é ser-se guiado pela biodiversidade que leva o viajante por lugares inesperados e irremediavelmente deslumbrantes. Com mais de 350 Km de percursos pedestres e de 450 Km de percursos de BTT bem identificadas, um passeio pela Serra torna-se das melhores formas de absorver cada recanto e segredo paisagístico desta área protegida.

Lance-se dos céus a partir da Gardunha

Lançar-se pelos céus é também imperdível, de asa delta ou de balão de ar quente, é voar pela atmosfera límpida da Serra da Gardunha, esta que é a derradeira experiência para todos os que visitam esta Serra.

A paisagem humanizada: deixa-se surpreender pelos contrastes

A paisagem da serra revela uma forte componente de intervenção humana ao nível das áreas agrícolas, com especial destaque para os cerejeiras. No entanto mantêm-se áreas ocupadas por formações naturais e seminaturais detentoras de uma significativa e valiosa diversidade biológica.

Formações rochosas de elevado valor geológico que parecem talhadas pelo Homem

A uma cota de 1006 a 1029 no sítio do Castelo velho, podemos observar afloramentos graníticos de levado valor geológico à escala mundial. Pelas suas formas muito curiosas algumas delas foram ganhando denominações populares, vá descobrir.

A Paisagem Regional da Serra da Gardunha é mais que um mero local de lazer é um lugar de incrível beleza em qualquer altura do ano que aguarda a sua descoberta.

Venha, por isso, percorrer quilómetros de trilhos, atirar-se dos céus ou pedalar numas das mais surpreendestes e secretas Serras no Centro do País.