A Serra da Lousã integra a Rede Natura 2000. Abrange os concelhos de Lousã, Góis, Castanheira de Pêra, Miranda do Corvo e Figueiró dos Vinhos. Faz parte de uma das formações montanhosas mais importantes de Portugal: a Cordilheira Central. É predominantemente xistosa, onde subsistem vestígios da floresta sempre-verde dos climas temperados. Nas zonas mais altas, ensolaradas e secas, encontramos a azinheira, nas zonas mais soalheiras, o sobreiro, nas zonas mais húmidas e frias, os castanheiros e carvalhos (Quercus robur e Q. pyrenaica). Às linhas de água estão associados habitats bem conservados, destacando-se as comunidades de Azereiro (Prunus lusitanica) com Azevinho (Ilex aquifolium).
Um passeio pelos inúmeros trilhos pedestres/BTT, pelas Aldeias do Xisto, permite contatar com uma elevada diversidade de paisagens, algumas de cortar a respiração pela sua beleza e magnitude. Pelo caminho, o visitante poderá cruzar-se com a variada fauna ali existente, como o corço, o veado, o milhafre, o javali, entre outros.

Localização e Acessos
Na A1, saída 11 (direcção Lousã/Condeixa). Sair depois na direcção do IC2 para Leiria e em Condeixa sair para o IC3 na direcção de Tomar. Sair na direcção Lousã.