A Serra do Bussaco, em tempos foi também chamada serra de Alcoba, é uma elevação com 549 metros de altitude na zona do marco geodésico, situado no seu planalto, com a orientação NO – SE que começa na zona do Ninho de Águia e termina na famosa Livraria do Mondego.
Abrange os concelhos da Mealhada, Mortágua, Penacova e na sua extensão contém a Mata Nacional do Bussaco (Mealhada), o conjunto de moinhos de vento da Portela da Oliveira, o santuário da Senhora do Monte Alto e parte da Livraria do Mondego, os três em Penacova. É também nesta serra que são captadas as águas do Luso e Caldas de Penacova.
A mata que existe ainda hoje na Serra do Bussaco foi mandada plantar pela Ordem dos Carmelitas Descalços no primeiro quarto do século XVII; os Carmelitas construíram também aí o Convento de Santa Cruz, destinado a albergar essa ordem monástica, e que existiu entre 1628 e 1834, data da extinção das ordens religiosas em Portugal. Presentemente, no seu lugar existe o Palace Hotel do Bussaco.
A Mata Nacional do Bussaco, considerada área protegida, possui espécies vegetais do mundo inteiro, algumas gigantescas, além do mundialmente célebre cedro-do-buçaco (Cupressus lusitanica).
Foi nesta serra que se travou a batalha do Bussaco em 1810, entre as forças anglo-lusas comandadas pelo Duque de Wellington, de um lado, e as francesas comandadas por André Massena, de outro.
Localização e Acessos: A1 (sentido Lisboa > Porto) com saída na Mealhada.