Respire fundo e relaxe.

Conheça uma das mais belas regiões do nosso país. Esta é uma terra de encontros, entre o passado e o futuro, entre memórias e sonhos, entre desejos e concretizações.

Aqui, magníficas albufeiras, barragens e praias fluviais com características ímpares para a prática de desportos radicais, convidam a momentos de pura adrenalina e aventura.

Descanse em belíssimas Aldeias de Xisto que permitem o merecido sossego.

Admire lendários castelos e um convento templário, Património Mundial da Humanidade.

Ordem Templária, uma incessante e maravilhosa busca de misticismo

Todo um passado testemunhado pelos vestígios dos cavaleiros Templários e toda a sua história, com fortes referências neste território, fazem os mais apaixonados ou mesmo curiosos pela temática, embrenhar-se pelo fascínio de conhecer e visitar os espaços que remontam a essa época.

Convento de Cristo

Falamos, entre outros, do Castelo de Tomar que alberga no seu interior o magnífico Convento de Cristo, e do Castelo de Almourol.

Este é um território onde se sente a mística dos Templários, numa atmosfera especial e repleta de segredos por revelar.

Castelo de Almourol

Esta é a região com maior influência da Ordem do Templo, em comendas, castelos, vestígios materiais e imateriais da sua herança, entre os séculos XII e XIV.

A sua presença não se cingiu apenas à conquista e defesa do território, mas também às políticas de povoamento e desenvolvimento económico.

Alimente o corpo, a mente e o espírito numa região que pretende ser a luz do mundo.

Rume a Fátima, Altar do Mundo, um dos Santuários Marianos mais importantes do Mundo.

Reconhecido como um dos mais estimados locais de peregrinação do mundo, a cidade de Fátima é dos destinos mais procurados em Portugal. Visite a imponente Basílica da Santíssima Trindade que, com a sua arquitetura moderna, pode acolher cerca de 9,000 pessoas. Na Basílica neoclássica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima encontram-se os túmulos de Lúcia e seus primos Francisco e Jacinta. A Capelinha, bem no coração do Santuário, assinala o local das Aparições aos Pastorinhos.

Para os amantes de uma Natureza, aqui ou acolá, intocada…

Os amantes da vida selvagem podem explorar a Reserva Natural do Paul do Boquilobo que alberga a mais importante colónia de garças do território português, entre outras espécies raras de aves.

Nas margens da Barragem de Castelo de Bode existem Cable Parks, estâncias de Wakeboard a nível mundial que farão as delícias dos mais radicais.

Todo o encanto se descobre nos parques, serras, praias fluviais, rios, percursos pedestres, locais impares para atividades de lazer, recreio e desporto, cujo pano de fundo são as paisagens de uma natureza imponente.

Inconfundíveis e sábios sabores

Delicie-se com sábios saberes e genuínos sabores, divididos entre carnes e peixes do rio, regados com vinhos das melhores castas regionais que espelham toda a arte e engenho de bem receber.

Do rio chega a inspiração perfeita para confecionar o Arroz de Lampreia, a Açorda de Sável, a Fataça frita, o Achigã grelhado e o Ensopado de Enguias.

Da serra, surgem irresistíveis aromas e paladares: a nutritiva Sopa de couve com feijão, as Sopas de Verde, os Maranhos ou Bucho recheado e a Morcela de Arroz.

Quanto à doçaria, destacam-se os Queijinhos do Céu e as Fatias de Tomar, a Palha de Abrantes, as Tigeladas, os Torrados, os Bolos de Massa Lêveda, os Beija-me depressa, os Pastéis de Feijão, as Limas, as Castanhas, os Mulatos, o Doce de Pão, entre muitas outras doces iguarias.

A acrescentar a estes manjares dos deuses, urras de alegria vão para o clima que fortalece as castas das vinhas plantadas e nos presenteia com algumas das mais saborosas colheitas de vinho, preciosos néctares de Baco.

Divirta-se, ainda, nas festas, feiras e festivais da região onde poderá provar estes doces e salgados sabores e comprar uma linda peça de artesanato.

Maravilhe-se entre viagens pela memória e pelo coração dos concelhos de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha.