Nesta fase do percurso tem duas opções: ou segue para Norte em direção à extensa Praia do Pedrógão e continua a apreciar o melhor do litoral atlântico ou, então, embarca num pequeno desvio que o levará a Monte Real, uma vila de charme que combina natureza, património e bem-estar.
No primeiro caso pode esperar uma praia de extenso areal branco com direito a miradouros perfeitos para fins de tarde e muitas sessões de fotografias. Durante os meses mais quentes a pequena povoação enche-se de veraneantes e é importante saber que, mesmo à entrada, existe um complexo de campismo que alberga não só tendas como autocaravanas e muita diversão para os mais novos. No que a Monte Real diz respeito, prepare-se para percorrer a Rota das Termas d’El Rei. Com partida da Igreja Matriz de Monte Real, o circuito estende-se por 6,5 quilómetros e demora cerca de uma hora e quarenta e cinco minutos a ser completado. O trajeto adota o Rio Lis como companhia e conclui-se com um passeio pela vila histórica, que passa pelos Paços Reais, pela Capela da Rainha Santa, pela antiga Praça da Fruta e, finalmente, pelo pelourinho, datado de 1573.
Na verdade, se estiver com tempo, é bem possível embarcar nos dois programas, já que apenas distam 14,5 quilómetros entre si.
E da água saltamos para… a água. A apenas oito quilómetros encontramos a Lagoa da Ervedeira. Com cerca de dois quilómetros de margem – muito espaço para caminhar, portanto –, tem ainda um parque de merendas e um infantil, zonas de banho identificadas e muitas espécies de aves para observar enquanto espera pela hora de mergulhar na água doce, como o perna-longa (himantopus himantopus), o milhafre (milvus migrans), a águia de asa redonda (buteo buteo) ou até o pica-pau-verde (picus viridis).
Daqui ao Antigo Convento do Louriçal é um pulinho de 18 quilómetros que vale a pena pelo deslumbrante interior da Igreja. A pequena vila está preparada para receber turistas e visitantes e, na última rotunda antes do Convento, encontramos a indicação de um estacionamento para carros e autocaravanas. Aproveite e deixe o carro já que toda a vila se calcorreia facilmente a pé. Saiba que o Convento, onde ainda hoje habitam em regime de clausura as Irmãs Clarissas, foi mandado construir por D. João V na sequência de uma promessa feita ainda enquanto príncipe. As linhas simples da fachada não deixam adivinhar a riqueza do interior da Igreja, revestido a azulejos azuis e brancos até ao teto. Mas não vá sem marcação: por viverem em clausura, as clarissas permitem visitas ao espaço apenas com aviso prévio. Antes de seguir caminho, procure os famosos Biscoitos do Louriçal e leve alguns para a viagem.
- Road Trips Região de Leiria
- Das Serras de Aire e Candeeiros à Batalha
- Da Batalha a Leiria
- De Leiria à Estrada Atlântica
- Da Estrada Atlântica ao Louriçal
- Do Louriçal a Pedrógão Grande