Burgo antigo situado no topo de um planalto, Trancoso é uma das nove Aldeias Históricas da Serra da Estrela e o ponto de partida para esta viagem. Saboreie uma ou duas Sardinhas Doces e suba à torre do Castelo, ideal para uma vista panorâmica sobre o núcleo amuralhado e o planalto. Aproveite para descobrir o Centro de Interpretação da Cultura Judaica Isaac Cardoso, dedicado à presença dos judeus sefarditas na cidade, e a Casa do Bandarra, onde poderá saber mais sobre o enigmático sapateiro-profeta cujas trovas correram o país e o mundo.

As 12 Aldeias Históricas mesmo aqui à Beira

Saber mais

Cruzando de novo as muralhas, percorra agora a estrada até Mêda e não deixe de reparar nos castanheiros e carvalhos cobertos de líquenes. A apenas alguns minutos do seu destino, encontra-se a aldeia de Marialva que se mantém como uma singular estrutura medieval na antiga zona fronteiriça do reino, conservando em boa medida a fisionomia original.

Percorra as ruas e admire a singularidade dos edifícios, principalmente do Castelo de Marialva. Se for no início do Inverno, poderá ainda ver e ouvir as gentes da terra a varejar as oliveiras que desafiam o tempo. Para além do azeite, também o vinho é um dos cartões de visita de Mêda, ou não ocupasse o território de transição entre as terras frias da Beira Interior e as terras quentes do Douro, ainda em plena Região Demarcada.

Outro dos produtos locais mais conhecidos é a amêndoa, pelo que, se visitar esta região entre finais de fevereiro e o início da Primavera, encontrará uma paisagem marcada pelas amendoeiras em flor.

Continue até à antiga vila templária de Longroiva e, antes de subir ao Castelo para uma sessão de fotografias, desfrute de um merecido momento revigorante no moderno complexo termal dedicado à saúde e ao bem-estar, as Termas de Longroiva.