É nesta região que existem algumas das fábricas de cerâmica mais prestigiadas do país. As suas peças são passadas de geração em geração e são desde há muito sinónimo de uma qualidade que já ultrapassou fronteiras. Ainda assim, estas empresas souberam inovar e apostar nas novas tendências do design, tal como acontece com a olaria tradicional, que nos últimos anos criou novos produtos, capazes de responder ao gosto de novas gerações.
A SPAL, situada em Alcobaça, abre as portas aos visitantes de segunda a quinta-feira, dando a conhecer um pouco da sua história iniciada em 1965 e a forma como são produzidas criações para utilização doméstica e hotelaria. No dia-a-dia ou em ocasiões festivas, as suas porcelanas estão praticamente em todas as casas portuguesas.
Ainda em Alcobaça, o Museu Raul da Bernarda conta a história da Raul da Bernarda & Filhos Lda., fundada em 1875. Esta é a mais antiga fábrica de louça de Alcobaça e neste espaço estão expostas mais de 100 peças produzidas ao longo do último século. Os mais recentes produtos desta empresa podem ser adquiridos numa loja junto ao museu.
Falar das Caldas da Rainha é falar também das míticas Faianças Bordallo Pinheiro, uma empresa nascida em 1884, que teve em Raphael Bordallo Pinheiro o seu grande impulsionador. Criativo, desafiador e dotado de um grande sentido de humor, Bordallo Pinheiro criou personagens como o Zé Povinho, que ainda hoje são famosas. Estes artigos históricos e peças mais contemporâneas podem ser vistas durante uma visita à fábrica. O Museu da Cerâmica, nas Caldas da Rainha, aborda estas e outras histórias, mostrando obras criadas por ceramistas da região.
Para que esta tradição não se perca, é essencial que as novas gerações continuem a interessar-se por esta arte. É esse o objetivo do CENCAL, um centro de formação localizado nas Caldas da Rainha, que ensina aos mais jovens as técnicas seculares, mas que dá também especial atenção à utilização das novas tecnologias na indústria da cerâmica e do vidro.
Se visitar Óbidos, poderá encontrar os trabalhos de vários ceramistas da região e em algumas lojas terá mesmo a oportunidade de ver trabalhar alguns oleiros.