A Serra da Estrela não é apenas um lugar mágico para visitar durante o inverno, quando a neve cobre a paisagem e lembra cenários habituais dos países nórdicos.
Embora o frio possa ter o seu encanto e a neve seja uma atração para todas as idades, a Serra possui outros motivos para ser visitada, mesmo nos meses em que as temperaturas são mais altas. E será esta a época ideal para percorrer a Rota dos 4 Rios e das Lagoas.
As paisagens com cursos de água são sempre muito procuradas em qualquer estação do ano e os quatro rios e 25 lagoas da Serra da Estrela têm muito para descobrir. Os dois maiores rios nascidos em território nacional – Mondego e Zêzere – têm origem no Parque Natural da Serra da Estrela, de onde brota também o Alva. Na região destaca-se também o Côa, famoso pelas gravuras rupestres, que atravessa o Planalto Beirão, passando por Almeida, Pinhel e Figueira Castelo Rodrigo.
Nesta rota é possível observar monumentos únicos, como a Ponte de Sequeiros, de origem românica, a vila/fortaleza de Almeida ou Castelo de Pinhel. Já o percurso seguido pelo Rio Zêzere permite descobrir paisagens impressionantes como o Covão da Ametade ou o Cântaro Magro, a 1900 metros de altitude. O Alva, que nasce no Vale do Rossim, segue depois pelo Sabugueiro e emoldura paisagens inesquecíveis como as Caldas de S. Paulo, a Ponte das Três Entradas e Avó, local com um castelo e uma ilha no meio do rio.
E ao longo destes percursos encontrará certamente outros motivos para uma paragem mais demorada: a gastronomia, o irresistível queijo da serra, o vinho do Dão e o artesanato convidam a que prolongue a estadia e aproveite o melhor que a serra tem.
Ainda na região da Serra da Estrela, pode deslumbrar-se com as 25 lagoas de origem glaciar, símbolos da origem da própria serra, que podem ser descobertas através de percursos pedestres com distâncias entre os 7 e os 12 quilómetros. São perfeitos para os dias mais quentes e dois deles – o das Lagoas da Torre e o das Grandes Lagoas – são circulares. O Trilho de Viriato liga as Penhas da Saúde à Torre.