A costa marítima e a zona junto à Ria de Aveiro possuem paisagens magníficas, mas são também locais para ficar a conhecer um pouco melhor as tradições piscatórias desta região.

Entre a Ria e o Mar do Norte, foram muitas as gerações de pescadores que contribuíram para criar uma identidade única e que vale a pena descobrir.

Um passeio pelo litoral permite encontrar praias como a de Esmoriz, onde a arte da xávega está ainda bem presente. Pode percorrer de bicicleta a ciclovia entre Esmoriz e Ovar, deliciando-se com a paisagem e parando para descobrir a gastronomia da região.

Neste percurso pelas praias, não deixe de passar por Cortegaça, uma zona bem conhecida dos surfistas, enquanto o Furadouro se destaca pela animação, sobretudo no verão. A Torreira e a Praia do Monte Branco são também imperdíveis. Nesta última praia encontrará um parque de merendas e um Estaleiro-Museu onde ficará a saber mais sobre as tradições da construção de barcos.

Para quem quer conhecer a paisagem deslumbrante da Ria de Aveiro, Carregal, no extremo norte deste curso de água, é um bom ponto de partida, mas aconselha-se também o Areinho, local com uma ilha que promete momentos bem passados a toda a família. Pode também fazer passeios pela Ria a bordo de embarcações tradicionais.

Uma viagem por esta região terá obrigatoriamente de incluir a Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto, com trilhos que permitem que, ao longo de cerca de 2h30, possa deslumbrar-se com a paisagem e conhecer a fauna e a flora existentes no local.

A praia de S. Jacinto, para além de ser excelente para descansar ou pescar, permite também fazer uma travessia de ferryboat até ao Forte da Barra e seguir para Ílhavo ou para a Ponte da Varela, onde poderá ver barcos tradicionais da Ria. Na Murtosa pode alugar bicicletas para não perder nenhum pormenor sobre esta zona.

Se optar por seguir para Ílhavo, não deixe de conhecer o Jardim Oudinot e o Navio Museu Santo André, um antigo arrastão da pesca do bacalhau que mostra como viviam os pescadores que viajavam até ao Mar do Norte. O Museu Marítimo de Ílhavo é outro local fundamental para quem pretende saber mais sobre as tradições marítimas desta região.

O Farol da Barra (Gafanha da Nazaré) e a praia da Costa Nova, com as suas casas pitorescas, são imperdíveis, assim como a praia da Vagueira.

Já em Aveiro, termine o seu roteiro no Bairro da Beira-Mar e com uma visita ao Mercado do Peixe, aliando assim cultura, gastronomia e animação.