Mosteiros, igrejas e até um aqueduto. A região Oeste tem uma forte presença de construções góticas, um estilo arquitetónico que marcou toda a Idade Média na Europa.
Em contraponto à simplicidade do Românico, o Gótico ficou marcado por uma forte componente religiosa, sendo também sinónimo de novas técnicas de construção, que permitiram ampliar os interiores e simplificar as estruturas de suporte de paredes e coberturas.
A elegância deste estilo está presente, por exemplo, nos túmulos de D. Pedro e D. Inês, no Mosteiro de Alcobaça. Feitos em calcário de Coimbra, datam da segunda metade do século XIV e estão ricamente decorados com altos-relevos com episódios bíblicos, mas também como momentos da vida terrena dos dois amantes.
A Capela de São Martinho, em Óbidos, é uma capela funerária familiar, com túmulos medievais e uma arquitetura onde se destacam o pórtico ogival e as colunas com motivos vegetais.
A Igreja Matriz de São Leonardo, na Atouguia da Baleia (Peniche), apresenta também capitéis decorados com cordas entrelaçadas e animais fantásticos, elementos típicos do Gótico. Composta por três naves, é a única igreja portuguesa dedicada a este santo.
Na Lourinhã, a Igreja de Santa Maria do Castelo foi construída em duas fases na segunda metade do século XIV, tendo sido classificada como Monumento Nacional em 1922. A nave central, os arcos ogivais, a pia batismal e a rosácea no topo da porta principal são elementos que merecem um olhar mais atento.
O Gótico está também presente em fontes, como o Chafariz dos Canos, em Torres Vedras, que terá sido construído no reinado de D. Dinis. É uma obra monumental, constituída por seis faces, com um tanque retangular no interior e uma cobertura em abóbada. Uma intervenção posterior, no século XVI, acrescentou alguns elementos quinhentistas.
O Aqueduto da Fonte dos Canos foi construído para abastecer este chafariz e tem uma extensão de mais de dois quilómetros. Tal como o chafariz, também sofreu uma remodelação no século XVI.
A igreja S. Salvador do Mundo, perto de Sobral de Monte Agraço, é um exemplo de um Gótico mais tardio e, devido à sua localização e a algum abandono a que foi votada, pode passar despercebida a um visitante menos atento.
Uma viagem pelos caminhos do Centro de Portugal é descoberta pela arte e pela história do nosso país. Venha à descoberta do Coração de Portugal.