E se houvesse um lugar onde pudesse fugir à realidade, envolvido por ambiente de tranquilidade num cenário de beleza incomparável, e revigorar corpo, mente e espírito? No Centro de Portugal encontra não só um, mas sim vários locais que são verdadeiras fontes de saúde e energia.
Ir às Termas é cuidar de si e do seu bem-estar, numa procura indubitável de equilíbrio e vida saudável.
Bem-vindo ao programa de saúde e bem-estar do Centro de Portugal
!

Convidamo-lo a conhecer um mundo de há décadas, cada vez mais modernizado – as Termas e os Spas do Centro do país. Aqui, e através do poder das águas minerais naturais, pode usufruir de massagens sensoriais localizadas, circuitos com jacuzzi, sauna, banho turco, tratamentos de rosto e corpo inteiro, bem como duches, banhos, vapores e outras experiências inesquecíveis.
As termas têm o poder de aliar as propriedades únicas das suas águas ao poder da natureza circundante, enaltecendo ainda mais o seu propósito de rejuvenescimento do corpo e alma.
As águas minerais naturais utilizadas nos tratamentos de saúde e bem-estar são verdadeiras dádivas da natureza.
Mantidas em mundos inexplorados a grandes profundidades, estas águas têm propriedades únicas e valiosas no combate a várias doenças. Seja por meio da sua ingestão, utilização sobre a pele ou inalação, as águas minerais apresentam características preventivas e revigorantes, eliminando toxinas e renovando as energias, a cada tratamento.
E se houvesse um lugar onde pudesse fugir à realidade e deixar-se envolver pela paz e tranquilidade, num cenário de beleza incomparável? No Centro de Portugal temos não só um, mas sim vários refúgios, onde vai conseguir relaxar e abstrair-se do resto do mundo. Desperte e revigore os cinco sentidos num dos inúmeros Spas que o Centro de Portugal tem para si.

Deixe-se envolver pela paz e tranquilidade em cenários cuidadosamente preparados para o acolher e mimar. Desfrute de tratamentos de talassoterapia, em que a água do mar, as algas e lamas marinhas são utilizadas para fazer as suas delícias. Descontraia num banho turco, numa relaxante sauna, ou simplesmente deslize nas águas aquecidas de reconfortantes piscinas.

Experimente e sinta a leveza do seu próprio corpo, a serenidade da mente e a libertação do espírito nas ESTÂNCIAS TERMAIS DO CENTRO DE PORTUGAL

RIA DE AVEIRO

# TERMAS DA CURIA – ANADIA
A propriedade encontra-se numa área vedada com cerca de 14 hectares, dentro dos quais se encontram as Termas da Curia, o Hotel das Termas-Curia e o Parque das Termas da Curia. Encontram-se abertas todo o ano e têm uma singular “buvette” estilo Art Déco, um local onde é possível beber água termal. As Termas funcionam todo o ano, propiciando não apenas tratamentos ligados a problemas de saúde, mas também alternativas para quem deseja cuidar do seu bem-estar ou simplesmente, repousar tirando partido das características únicas das águas termais utilizadas nos programas Spa, anti-stress, relaxamento, estética e emagrecimento. Terá oportunidade de provar a gastronomia e vinhos da região, e visitar a zona da Bairrada.

# TERMAS DE VALE DA MÓ – ANADIA
As Termas de Vale da Mó encontram-se no concelho de Anadia, nas faldas da Serra do Caramulo e a 250 metros de altitude, na pequena aldeia de Vale de Mó, que tem como seu grande tesouro estas termas.
O espaço encontra-se rodeado de uma reconfortante e variada paisagem, num microclima seco, sem nevoeiros e temperado, bem longe da agitação e burburinhos citadinos. Para além de desfrutar dos diversos tratamentos, aproveite para conhecer melhor este concelho, e não deixe de provar o tradicional leitão à Bairrada.

REGIÃO DE COIMBRA

# TERMAS DO LUSO – MEALHADA
As Termas de Luso, rodeadas pela beleza indiscritível da Serra do Buçaco, ajudam-no a atingir o equilíbrio entre corpo, mente e alma, através do conceito inovador do Medical Spa, que é suportado por três diferentes valências: termalismo clássico, spa termal e medical center, numa experiência única e que nos desperta e ao mesmo tempo acalma os sentidos. O complexo termal encontra-se aberto durante todo o ano, e por isso, em qualquer altura pode desfrutar destas águas retemperadoras.

# TERMAS DO BICANHO – SOURE
As Termas do Bicanho – Palace Hotel & Spa situam-se numa zona termal com mais de um século de história, nomeadamente as Termas do Bicanho e Termas da Amieira, na freguesia de Samuel-Soure, a 10km da cidade da Figueira da Foz. O Balneário Termal dispõe de uma Piscina Dinâmica Termal com vários tratamentos, que oferecem aos seus clientes serviços de termalismo terapêutico e de bem-estar, nomeadamente, ORL com irrigação nasal, vaporização, inalação e outros tratamentos, duche de jatos, banheiras modernas de hidromassagem, vapores aos membros, vapores à coluna, e “vichys”.
O espaço encontra-se aberto todo o ano e está rodeado por uma paisagem verde e tranquila, a providenciar tudo para o seu relaxamento.

REGIÃO DE LEIRIA

# SPA E TERMAS DE MONTE REAL – LEIRIA
O Spa de Monte Real foi concebido numa área de 1600m2, exclusivamente dedicada à tranquilidade e ao silêncio no Monte Real Resort, a 300 metros de distância do Palace Hotel Monte Real. O contraste de cores e luzes, a fusão de aromas e texturas são caminhos cuidadosamente concebidos para despertar os sentidos. Uma experiência que muda a vida!
As Termas de Monte Real remontam à época romana, ainda que a sua exploração tenha começado apenas no início do séc. XX. Temporariamente encerradas, estas estâncias termais foram sinónimo de repouso, lazer e reequilíbrio, constituindo um local de eleição para todos aqueles que procuram plenitude e bem-estar.

MÉDIO TEJO

# TERMAS DA LADEIRA DE ENVENDOS – MAÇÃO
Enquadradas pela beleza agreste dos montes que a rodeiam, as Termas da Ladeira de Envendos encontram-se no concelho de Mação e oferecem aos seus clientes serviços de termalismo terapêutico e de bem-estar, que usam a riqueza da água que brota da rocha a 21ºC, em abundante caudal, no chamado “Desfiladeiro das Águas Quentes”. 
Os registos da utilização destas águas no local, remontam há mais de cem anos, sendo que, em 1965, a exploração das águas foi concessionada e se criou o balneário, renovado em 1997, embora conserve a sua estrutura simples dos anos 60. Estas águas são indicadas para doenças do aparelho digestivo, respiratório, pele, reumáticas e músculo-esqueléticas.

OESTE

# TERMAS DAS CALDAS DA RAINHA
O Hospital Termal das Caldas da Rainha foi fundado no século XV, mais concretamente em 1485, pela rainha D. Leonor e é o mais antigo do mundo, tendo já cinco séculos de existência. Diz a história que, em 1484, a esposa de D. João II ia em direção à Batalha e, ao passar no sítio onde se viriam a erguer as Caldas, viu alguns pobres dentro das águas cálidas, que saíam a fumegar da fonte. Curiosa, indagou o que estavam a fazer, ao que lhe responderam que eram doentes que ali encontravam remédio para os seus padecimentos.
A Rainha decidiu, então, criar melhores condições para os utilizadores daquelas águas, estrutura que se foi alterando ao longo do tempo.
Destaca-se o pavilhão do Hospital Termal, que foi construído em finais do século XIX, com as suas altas janelas, é um belo exemplo de arquitetura termal.

VISEU DÃO LAFÕES

# TERMAS DAS CALDAS DA FELGUEIRA – CANAS DE SENHORIM
Embora referida nas memórias paroquiais mandadas fazer em 1758 pelo Marquês de Pombal, a existência de uma «nascente quente e sulfúrica no limite do lugar de Vale de Madeiros», é no começo do século XIX que se inicia a utilização das águas das Caldas da Felgueira.
A entrada em funcionamento em 1997 do novo Centro Termal, 115 anos após a constituição da Companhia das Águas Medicinais da Felgueira, com a sua nova dimensão física, sofisticação técnica e qualidade profissional, constituiu a melhor afirmação de confiança no futuro do termalismo das Caldas da Felgueira.

# TERMAS DO CARVALHAL – CASTRO DAIRE
As Termas do Carvalhal situam-se a cerca de 500 metros de altitude, no concelho de Castro Daire. Entre a Serra de Montemuro e Arada e as bacias hidrográficas do Vouga e do Paiva, as Termas do Carvalhal simbolizam a síntese perfeita da relação sustentável entre a natureza e o homem, revelando-se o local ideal para quem pretende usufruir de momentos de pura descontração e bem-estar.
As Termas do Carvalhal são detentoras de características únicas, oferecendo inúmeras soluções de tratamentos na área da saúde e do bem-estar. Aliam o termalismo ao mundo rural, ao campo, à natureza, às tradições seculares, ao património e à gastronomia local.

# TERMAS DE SÃO PEDRO DO SUL
As Termas de S. Pedro do Sul contam-se entre as maiores estâncias termais da Península Ibérica. Enquadradas numa paisagem absolutamente luxuriante que convida à tranquilidade e ao lazer, as Termas de São Pedro do Sul possuem dois balneários: o Balneário Rainha D. Amélia e o Balneário D. Afonso Henriques, equipados com os recursos mais modernos.
Abertas durante todo o ano, as Termas de S. Pedro do Sul dão resposta nos mais diversos domínios: do termalismo terapêutico à fisioterapia e ao bem-estar termal.

# TERMAS DE ALCAFACHE – VISEU
As Termas de Alcafache são uma estância tranquila e perfeita para dias de repouso, num cenário de clima ameno, no belíssimo vale do rio Dão. Encontram-se a funcionar desde 1962 e têm sido alvo de constantes melhorias e crescimento. Procurando oferecer sempre mais conforto e qualidade aos seus clientes, apostam em tratamentos inovadores. Nos mais de 20.000 m2, encontrará todas as condições para repousar corpo e espírito, sob a sombra tranquila dos extensos pinhais que embelezam o espaço termal do concelho de Viseu.

# TERMAS DE SANGEMIL – TONDELA
As Termas de Sangemil localizam-se na freguesia de Lajeosa do Dão, no concelho de Tondela. Abertas ao público desde 1994, são um polo dinamizador do turismo na região. As sulfúreas águas quentes que brotavam espontaneamente no leito do rio, desde sempre atraíram a curiosidade dos povos que aí encontraram benefícios para o corpo e conforto do seu quotidiano. Utilizadas com fins terapêuticos desde século XVIII, mantém atualmente as suas propriedades medicinais, sendo uma dádiva da natureza e uma verdadeira fonte de vida, contribuindo cada vez mais para uma “mente sã em corpo são”. Hoje, as termas têm todas as comodidades para que possa aqui passar dias muito relaxantes.

SERRA DA ESTRELA

# TERMAS DE LONGROIVA – MEDA
As Termas de Longroiva encontram-se localizadas na freguesia de Longroiva, no concelho de Meda, zona de transição entre o planalto beirão e o alto Douro. Encontram-se relativamente perto de locais como Trancoso, Penedono e Vila Nova de Foz Côa, e são um ótimo local para recuperar as suas forças entre uma paisagem belíssima, em que se destacam na primavera as amendoeiras em flor. As instalações das termas são modernas e amplas, contando com duas áreas funcionais que aliam a saúde à prevenção e ao bem-estar (Nota: temporariamente encerradas).

# TERMAS DE ALMEIDA – FONTE SANTA
As águas destas Termas de Almeida, brotam nas escarpas dos montes que formam o Vale do Côa, a uma altitude de 560m, e a cerca de 3,5km da vila de Almeida, na Guarda. O espaço encontra-se rodeado por uma paisagem verde e tranquila, com o complexo termal a providenciar tudo para o seu relaxamento.
São ainda benéficas para ajudar no tratamento de doenças do aparelho respiratório, doenças reumáticas e músculo-esqueléticas. A região envolvente é também rica em património a visitar, incluindo o Museu Militar de Almeida.

# TERMAS DE MANTEIGAS
As Termas de Manteigas, encontram-se inseridas na Região Hidrotermal de Montanha, com as suas águas a serem captadas a 100 metros de profundidade, garantindo assim a sua pureza e estabilidade. As águas brotam de três nascentes distintas, a temperaturas de cerca de 48ºC, o que as torna excelentes para o tratamento de doenças do aparelho respiratório, reumáticas e músculo-esqueléticas.
Estão abertas de março a novembro e dispõem de uma unidade hoteleira totalmente equipada para receber os visitantes, sendo possível visitar o Parque Natural da Serra da Estrela, ou percorrer um dos vários percursos BTT ou trilhos pedestres.

# TERMAS DO CRÓ – SABUGAL
As Termas do Cró situam-se entre as freguesias de Rapoula do Côa e Seixo do Côa, a 15Km do Sabugal. A utilização destas águas medicinais remonta à época romana. Mas a sua referência mais antiga é do século XVIII, da autoria do médico do rei D. João V, que falava já dos efeitos curativos das Termas do Cró. Estas termas estão equipadas com tecnologia de ponta e contam com recursos humanos altamente qualificados, num espaço que promove a saúde e o relaxamento, contando para isso com três vertentes: o termalismo terapêutico, o bem-estar e a fisioterapia.

# TERMAS DE UNHAIS DA SERRA – COVILHÃ
Aquadome – Termas de Unhais da Serra encontra-se na vila de Unhais da Serra, num vale de origem glacial, a uma altitude de 750 metros e a cerca de 20 km da Covilhã. Localizadas em pleno Parque Natural da Serra da Estrela, as termas, juntamente com o fantástico H2Otel, formam o primeiro mountain spa do país e um dos maiores da Europa. A estância alia o bem-estar ao lazer, numa combinação única repleta de luxo e conforto.
Inserido no segmento do turismo médico e de saúde, é a opção perfeita para quem procura um ambiente relaxado e estar em contacto com a natureza.

BEIRA BAIXA

# TERMAS DE ÁGUAS – PENAMACOR
As Termas de Fonte Santa encontram-se numa zona calma e bucólica, a apenas 7 km de Penamacor, vila encantadora e rica em vasto património histórico. As termas oferecem diversos tratamentos que promovem o relaxamento, que podem ser combinadas com visitas a locais históricos ou a um passeio pela natureza que aqui se revela simplesmente irresistível, com a beleza exuberante da serra da Malcata a dar o mote à paisagem.

# TERMAS DE MONFORTINHO – IDANHA-A-NOVA
Uma das mais antigas fontes termais do país, a Fonte Santa, encontra-se num lugar paradisíaco, cheio de cultura e lazer. A Fonte uma das mais antigas fontes termais de Portugal, é considerada a mãe das Termas de Monfortinho, autêntico paraíso onde se criam as condições perfeitas para uns dias tranquilos. Aqui se alia a saúde ao repouso, bem-estar e beleza, num local cuja origem remonta à época da civilização romana. Terá acesso a tratamentos personalizados através de diversos métodos, como massagens e balnoterapia. A estância tem também um, solário e piscina para fitoterapia.

Quer mais razões para vir ao Centro e ficar o tempo que precisar?

Faça o download do GUIA TERMAS DO CENTRO e conheça algumas das nossas sugestões.

Artigo em permanente atualização | comunicacao@turismodocentro.pt