19 DEZEMBRO 2019
Secretária de Estado do Turismo inaugurou novo Welcome Center de Aveiro
  • Espaço único no país junta posto de atendimento aos turistas com Museu Municipal de Aveiro.

Data: 19/12/2019

 

A sede do Turismo Centro de Portugal, em Aveiro, acolhe a partir de hoje, um moderno posto de atendimento aos turistas, um Welcome Center completamente remodelado em que os visitantes são recebidos com todo o conforto. A cerimónia de reabertura do espaço foi presidida por Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, e contou com intervenções de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, e José Ribau Esteves, presidente da Câmara Municipal de Aveiro. Estiveram presentes outros dirigentes do Turismo Centro de Portugal, além de empresários e autarcas da região.

O Welcome Center de Aveiro, localizado na Rua João Mendonça, zona nobre da cidade, foi alvo de uma intervenção profunda, de que resultou um posto de informação turística acolhedor e com uma particularidade única no país: uma ligação interior ao Museu Municipal de Aveiro. Uma parte do espaço incorpora também uma delegação da AHRESP

Este investimento na requalificação de um espaço que é a sede do Turismo Centro de Portugal torna possível uma melhoria das condições de atendimento aos nossos turistas e oferece uma valência nunca antes testada no panorama nacional: a abertura ao espaço contiguo do museu do município, o que permite a capacidade de gerar a primeira experiencia turística logo no momento em que as pessoas recebem informação do que podem visitar”, sublinhou Pedro Machado, na cerimónia.

Esta obra é um investimento de 81.537 euros, que resulta do Programa Valorizar e que demonstra o esforço gradual que temos feito, e que é preciso continuar a fazer, para receber melhor as pessoas que nos visitam. Queremos reforçar esta componente da melhoria permanente do atendimento”, acrescentou o presidente do Turismo Centro de Portugal.

Por seu lado, a Secretária de Estado Rita Marques destacou o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Turismo Centro de Portugal. “São momentos como estes que devemos celebrar. O sucesso do turismo deve-se ao trabalho e o contributo da Região Centro até ao momento, no que toca a esse sucesso, é extraordinário. Tenho de vos felicitar e dar ensejo para que continuem assim no futuro. Há aqui uma visão e os desafios estão identificados, de forma a garantir que no futuro chegaremos às métricas que queremos na região. Agradeço esse espírito de missão e essa visão. A Região Centro é para nós um motor importantíssimo, até porque o turismo não pode ser só Lisboa e Porto. Portugal é uma grande montra, com muitos conteúdos e o Centro de Portugal tem tido um papel preponderante da dinamização do setor do turismo”, frisou a governante.

É com satisfação que vejo que temos uma linha de financiamento, o programa Valorizar, que está a servir o propósito de dinamizar as infraestruturas regionais e locais. Podermos apresentar aos turistas um Welcome Center com esta qualidade é de louvar”, disse ainda Rita Marques.

José Ribau Esteves enfatizou “a importância de somar”. “Temos aqui uma operação que soma as competências que estão ao dispor ao nível nacional, no caso o programa Valorizar do Turismo de Portugal, as competências regionais, representadas pelo Turismo Centro de Portugal, e as competências municipais. Abrimos hoje um espaço único no país, que liga dois edifícios autónomos, mas que têm uma função idêntica. Esta soma resultou num espaço acolhedor e transformou uma oportunidade de circulação numa oportunidade de receber melhor aqueles que nos visitam”, elogiou.

A requalificação do Welcome Center de Aveiro decorreu no âmbito da Linha de Apoio ao Turismo Acessível – Postos de Turismo Acessíveis, criada pelo programa Valorizar. Esta linha de apoio tem como objetivo o apoio a projetos relacionados com a adaptação física de espaços públicos, de recursos e de serviços de interesse turístico a pessoas com necessidades específicas, temporárias ou permanentes, de modo a garantir um acolhimento inclusivo a todos os turistas. Pretendeu-se, assim, desenvolver condições de acessibilidade física e comunicacional para todos os turistas.

Após a reinauguração do espaço, teve lugar uma reunião de trabalho entre a Secretária de Estado do Turismo e as chefias do Turismo Centro de Portugal, em que se traçaram linhas para o futuro do turismo na região.

Se achou este artigo interessante, partilhe-o.
Outras Notícias
7 NOVEMBRO 2017
Alteração ao Programa Valorizar
Foi publicado hoje o Despacho Normativo n.º 19/2017 que determina a Alteração ao Programa Valorizar....
31 JANEIRO 2018
Turismo aproxima Centro de Portugal das regiões espanholas
O Centro de Portugal e cinco regiões espanholas vão ser promovidos em 2018 como um destino comum em mercados e feiras de turismo internacionais...
31 JANEIRO 2018
Turismo no Centro de Portugal cresceu 20% em novembro
A atividade turística no Centro de Portugal registou um crescimento muito acima da média nacional em novembro de 2017...