19 MARçO 2019
VI Fórum Vê Portugal: Castelo Branco recebe maior debate nacional sobre turismo interno

A cidade de Castelo Branco vai acolher, nos dias 21 e 22 de maio, a sexta edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”. Esta é uma iniciativa anual do Turismo Centro de Portugal, que junta especialistas de várias áreas para uma abrangente discussão sobre o presente e o futuro do turismo interno.

Castelo Branco sucede a Viseu, Aveiro, Coimbra, Leiria e Guarda, as capitais de distrito que acolheram as edições anteriores, sempre com sucesso crescente.

A apresentação aconteceu hoje, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco, com a participação de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal; Luís Correia, presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, e Luís Pinto de Andrade, vice-presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Na ocasião, Pedro Machado destacou a importância deste fórum, que “coloca o foco na importância do mercado turístico nacional”. “É um mercado que está cá o ano inteiro, o que permite combater a sazonalidade e a litoralidade da atividade turística, contribuindo assim para esbater os problemas estruturais do país”, disse, sublinhando que este evento “é um momento importante para divulgar a região Centro de Portugal e Castelo Branco, em particular”.

Luís Pinto de Andrade sublinhou a componente formativa do Politécnico de Castelo Branco, que “permite ajudar a fixar recursos humanos diversificados na região, no inverno demográfico que vivemos”.

Luís Correia, por sua vez, salientou o peso crescente do turismo na economia regional. “Em Castelo Branco definimos um caminho. Identificámos três produtos turísticos diferenciadores, que estamos a promover: a natureza, a cultura e a gastronomia. A realização deste fórum insere-se na estratégia de promoção de Castelo Branco”, frisou.

Ao longo dos dois dias do Fórum Vê Portugal, num encontro que terá lugar no Cine-Teatro Avenida, sete painéis preenchidos com especialistas nacionais e internacionais abordarão a situação atual do turismo interno. “Turismo Cinematográfico – o Cinema ao Serviço do Turismo”, “Turismo 4.0 – Portugal, Hub de Inovação Digital”, “PROVEREs – Estratégias de Valorização e Promoção”, “ADN de Projetos Vencedores – Diferenciar para Ganhar”, “Turismo no Interior do País – Ativos Diferenciadores”, “Turismo na Orla Costeira – Ativos Diferenciadores” e “Promoção Turística Nacional – que Modelo?” são os temas aliciantes que irão ser lançados ao debate. O programa completo pode ser descarregado em https://goo.gl/GWx2Wp e o spot de promoção está disponível em https://goo.gl/RnF6hK .

Durante os dois dias, serão oradores nos painéis personalidades de áreas tão diversificadas como Luís Chaby Vaz (Presidente do ICA – Instituto de Cinema e Audiovisual), Lidija Lalicic (IFITT – International Federation for Information Technology and Travel/Tourism), Pedro de Mello Breyner (Portugal Ventures), Luís Rocha (Diretor do Dino Parque), João Paulo Catarino (Secretário de Estado da Valorização do Interior), Ana Abrunhosa (Presidente da CCDRC), Guilhermina Rego (Presidente do Conselho Administração da APDL – Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões), João Fernandes (Presidente do Turismo do Algarve), Ricardo Valente (Presidente da Associação de Turismo do Porto), António Ceia da Silva (Presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo), Vítor Costa (Presidente de Turismo da Região de Lisboa) e Luís Pedro Martins (Presidente do Turismo do Porto e Norte), além de autarcas, empresários e especialistas de outras áreas.

Turismo homenageia personalidades em Jantar de Gala
Como já é hábito em edições anteriores, o Jantar de Gala “Vê Portugal” será um dos momentos altos do programa, ocasião em que o Turismo Centro de Portugal irá homenagear personalidades que se destacaram no setor turístico nacional e regional. No Jantar de Gala serão também entregues os Prémios de Concurso de Empreendedorismo Turístico “José Manuel Alves”, instituídos pelo Turismo Centro de Portugal, e que visam apoiar projetos inovadores no setor do Turismo com implementação na região (informações e candidaturas em https://goo.gl/t7sYwa), assim como os Prémios de Teses Académicas que incidam sobre o Centro de Portugal – informações e candidaturas em https://goo.gl/XaghPY.

A participação no Jantar Gala “Vê Portugal”, tal como no Fórum, é gratuita e limitada, com obrigatoriedade de inscrição e sujeita a confirmação, através do link https://goo.gl/PM5Ysy

Se achou este artigo interessante, partilhe-o.
Outras Notícias
24 OUTUBRO 2017
Nova Linha de Apoio à Sustentabilidade disponibilizada
Foi hoje publicado o Despacho Normativo que consagra a criação da Linha de Apoio à Sustentabilidade...
7 NOVEMBRO 2017
Alteração ao Programa Valorizar
Foi publicado hoje o Despacho Normativo n.º 19/2017 que determina a Alteração ao Programa Valorizar....
7 NOVEMBRO 2017
Candidaturas ao Sistema de Apoio à Reposição abertas
Decreto-Lei n.º 135-B/2017 que aprova o ‘Sistema de Apoio à Reposição da Competitividade e Capacidades Produtivas’...