Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi instituído em 18 de abril de 1982 pelo ICOMOS e aprovado pela UNESCO no ano seguinte. Esta data comemorativa oferece a oportunidade de aumentar a consciência pública relativamente à diversidade do património e aos esforços necessários para o proteger e conservar.
O tema proposto pelo International Council of Monuments and Sites (ICOMOS) decorrerá sob a égide“Catástrofes e Conflitos à Luz da Carta de Veneza”.

Carta de Veneza foi adotada em 1964, duas décadas após a Segunda Guerra Mundial, numa época que prometia progresso e desenvolvimento económico ilimitados. Seis décadas depois, o mundo enfrenta uma emergência climática, um número crescente de catástrofes naturais e conflitos, que levam à destruição de locais culturais e à deslocação em massa de populações.

Testemunhos vivos de tradições seculares de um povo, os monumentos históricos são um património comum, que urge salvaguardar para as gerações futuras, com toda a riqueza da sua autenticidade. A Carta de Veneza, apresenta assim, os princípios internacionais orientadores da conservação e do restauro dos monumentos históricos , entendendo que “a conservação e restauro de monumentos visa salvaguardar tanto a obra de arte como o testemunho da história” (artigo 3.º).

O programa, à semelhança de anteriores edições, é composto por atividades culturais de diversas tipologias – visitas guiadas e temáticas; espetáculos artísticos (música, dança, teatro, circo, teatro de marionetas/fantoches); exposições; animação de rua; recriações e encenações históricas; workshops; palestras; conferências; debates e seminários; sessões de leituras de contos, poesia e lendas; rotas patrimoniais, itinerários culturais, peddy papers e rally papers; ateliers lúdicos e oficinas pedagógicas; jogos tradicionais, de época e jogos de descoberta; feiras e festivais; lançamento de publicações; documentários e filmes.


Comemorações no Mosteiro da Batalha

Dia 19 > Concerto de música medieval com narração histórica CordaSonora

Local: Igreja do Mosteiro
Horário: 21h30

Dia 20 > Conversa / testemunhos “As memórias da comunidade”

Horário: 15h30
Sem restrição de idade.
Inscrição obrigatória para se@mbatalha.dgpc.pt
Ponto de encontro: junto às Capelas Imperfeitas

Dia 20 > Oficina de Jornalismo “AEB veste-se de Abril”

Espetáculo do Agrupamento de Escolas da Batalha
Para a comunidade educativa do Agrupamento e Comunidade Local.
Local: Capelas Imperfeitas
Horário: 21h30

Dia 21 > Danças terapêuticas “Dance Therapy”

Sem restrição de idade.
Local: Capelas Imperfeitas
Horário: 14h00

Dia 21 | 15h30: Visita temática “A vida no convento, quando havia frades no Mosteiro da Batalha”

Dia 21 > Visita temática “A vida no convento, quando havia frades no Mosteiro da Batalha”

Sem restrição de idade.
Ponto de encontro: na entrada principal da Igreja
Horário: 15h30

SAIBA MAIS…