Monumento Nacional desde 1978 e único exemplar de arquitetura manuelina do concelho. Reúne no mesmo espaço uma torre quatrocentista com base medieval, reconstruída sobre as ruínas de uma Villa Romana dos séculos IV e V e um paço manuelino, edificado por Simão de Sousa Ribeiro durante a primeira metade do século XVI.

Marca emblemática do património histórico de Ansião, o Complexo Monumental de Santiago da Guarda integra o Paço Manuelino, classificado Monumento Nacional em 1978 como Residência Senhorial dos Condes de Castelo Melhor. As várias épocas históricas reunidas no mesmo espaço são assinaladas ainda por uma torre quatrocentista com base medieval, reconstruída sobre as ruínas de uma Villa Romana dos séculos IV e V, posta a descoberto em 2002 e que apresenta uma coleção riquíssima de mosaicos romanos.

A variedade dos motivos existentes nos mosaicos policromados justificam uma visita demorada para apreciar a sua riqueza, destacando-se um painel de grandes dimensões numa das paredes, onde a vivência deste povo que tanto marcou a nossa história, a nossa cultura e a nossa arquitetura se mistura com a paisagem nas folhas de carvalho representadas nesse painel, o maior exposto desta forma em Portugal.

Uma oficina de arqueologia e um centro de documentação completam um Complexo de características únicas na Península Ibérica.

Horários:
Terça a Domingo: 10:00h -13:00h e das 14:00h – 18:00h
Encerra às segundas e feriados