Fundada em 1824, a Fábrica de Porcelana da Vista Alegre é reconhecida internacionalmente pela qualidade e excelência da sua produção.

Situada em Ílhavo, engloba um conjunto patrimonial e industrial único, onde poderá visitar para além do Museu, a Oficina de Pintura Manual da Fábrica, a Capela, as Lojas e o Bairro Operário.

Convidamo-lo a ingressar numa viagem única ao mundo da porcelana, descobrindo os segredos da sua produção na visita à Fábrica, partilhando memórias e saberes de gerações de trabalhadores e deixando-se encantar pela beleza de objetos únicos no Museu da Vista Alegre. O Museu Vista Alegre sofreu obras de requalificação, que incluíram a recuperação do património edificado existente, ampliação e renovação do circuito expositivo e a integração de dois antigos fornos da empresa nas áreas de recepção do Museu.

Capela de Nª Srª da Penha de França
Integrada no conjunto da Vista Alegre, a imponente fachada da capela é pontuada pela imagem da padroeira em nicho que encima o portal. No interior destacam-se os tectos pintados e os azulejos figurativos de finais do séc. XVII, bem como a talha dourada. Da autoria de Claude Laprade, o túmulo renascentista de D. Manuel de Moura Manuel, Bispo de Bragança e Miranda e Reitor da Universidade de Coimbra, é um exemplar notável da escultura tumular da época.

O novo museu pretende dar a conhecer a história da fábrica, a evolução estética da produção de porcelana e a sua importância na sociedade portuguesa nos séculos XIX e XX, através de um dos mais completos espólios museológicos do género que conta com mais de trinta mil peças. O edifício da antiga creche da Vista Alegre foi também recuperado e reconvertido em extensão educativa do Museu Vista Alegre. Datado de 1944, este espaço pretende dinamizar uma programação cultural rica e diversificada, que promova a ligação entre a fábrica e os seus visitantes, criando oportunidades de aprendizagem, nomeadamente através da pintura cerâmica ou modelação de pasta.

Horários

Museu
Maio a Setembro: Diariamente, 10h – 19h30
Outubro a Abril: Diariamente, 10h – 19h
Última entrada 45m antes do encerramento
Encerra 1 de Janeiro, domingo de Páscoa, 25 de Dezembro

Visita à Oficina de Pintura Manual (integrada no bilhete geral)
Dias úteis, entre as 10h15 e as 12h30 e as 14h e as 16h30.
Período de encerramento anual para férias no Verão e Natal

Visita à Capela Nª Sª da Penha de França
Maio a Setembro: Diariamente, 10h45 / 11h45 / 15h00 / 16h00 / 17h00 / 18h30
Outubro a Abril: Diariamente, 10h45 / 11h45 / 15h00 / 16h00 / 17h00 / 18h00
Aquisição do Bilhete na recepção do Museu. Entrada pela porta lateral, junto ao jardim da loja.