A paisagem colorida dos Palheiros da marginal da praia da Costa Nova, no município de Ílhavo, bem perto da animada cidade de Aveiro, é bem conhecida em todo o mundo.

Aqui, implantados entre a ria e o mar, encontram-se pequenos Palheiros às riscas encarnadas, azuis e verdes. Outrora usados como armazéns de alfaias da pesca, hoje em dia acolhem várias famílias durante a época balnear, tornando-se um dos locais mais procurados para um passeiro à beira mar.

Uma Viagem ao Passado

Mas a Costa Nova nem sempre foi assim. Até aos finais do século XIX, este era um lugar totalmente desabitado e só após a fixação da Barra do Porto de Aveiro é que os pescadores de Ílhavo aqui se instalaram. Nessa altura, e por motivos meramente práticos, começaram a construir os seus palheiros para guardar redes e outros materiais de pesca.

Foi só mais tarde, com a mudança das famílias dos pescadores para esta zona, que os palheiros ganharam uma nova vida com as suas fachadas pintadas com coloridas riscas e os seus interiores remodelados com as divisões necessárias. Ao longo dos séculos, os palheiros foram passando de geração em geração, criando um ambiente único nas “casinhas às riscas” onde parece que o tempo nada mudou.

Um Passeio Colorido junto aos Palheiros

Hoje em dia, a marginal da Costa Nova é o lugar perfeito para um agradável passeio. A vista com a ria refrescante de um lado e as fachadas coloridas do outro torna este um lugar irrepetível na paisagem portuguesa. Uma fotografia de família junto a este colorido vai imortalizar a sua visita à Região da Ria de Aveiro.

Deixe-se encantar pelas riscas verdes, azuis, encarnadas e amarelas das fachadas e faça parte do ambiente familiar que aqui se vive entre os vizinhos cujas famílias se conhecem há gerações.